Com o advento de novos sistemas na construção, muitas ferramentas vem sendo desenvolvidas com o objetivo de facilitar e aumentar a produtividade, de forma racional ao buscar eliminar o desperdicio de material e principalmente de tempo. Tempo este que esta ficando cada vez mais “caro” tanto pelo custo direto de cada funcionário, como também pelas necessidades em se entregar ao cliente sua obra no menor prazo possível.
Nesta matéria é retratado o sistema light steel framing, empregado em diversas tipos de obras, com excelentes resultados.
Dentro deste mesmo sistema, podemos citar alguns bons exemplos de novos sistemas de fixação que estão disponíveis no mercado, desenvolvidos para agilizar o processo e garantir maior confiança ao mesmo.
Como sabemos no Steel Framing a união dos perfis metálicos são utilizados fixadores auto-perfurantes, produto muito conhecido no mercado de construção metálica, porém diferentemente aos utilizados nas coberturas, estes não necessitam ser elementos de vedação.
Para a fixação das guias metálicas ao radier, temos duas situações,:paredes externas e as internas. Nas paredes externas estas guias são ancoradas ao radier, e entre os melhores processos para isto encontram-se os chumbadores quimicos ou então os chumbadores mecanicos não expansivos, tais como o “Wedge Bolt”, sendo esta ultima opção, um bom exemplo de um novo produto que não só alcança a agilidade desejada dentro do sistema, mas também por sua simplicidade e segurança, tem ótimos resultados na prática, uma vez que ele lamina suas roscas no concreto por todo o comprimento de seu corpo, alcançando até 40% mais de carga que um chumbador expansivo de mesma dimensão.
Nas paredes internas que haverão de suportar cargas, devem haver o mesmo tipo de ancoragem.
Nas outras paredes internas segue-se basicamente o processo já bastante utilizado do sistema dry wall, onde as guias são fixadas ao piso normalmente através de ferramentas acionadas a polvora, que disparam pinos de aço, um de cada vez. Para esta forma de fixação também já existe uma nova ferramenta para aplicação de pinos de ação indireta , a “Track It”, que ao invés de ser alimentada por polvora, é utilizado gas, obtendo desta forma um produto mais seguro, e que só por este motivo já é dado como melhor solução para esta e muitas outras aplicações.
Mas ainda tem outros diferenciais tais como sua produtividade, pois alimenta-se a ferramenta com 40 pinos de uma só vez, que podem ser disparados sequencialmente sem interrupção, pois cada carga de gas tem a capacidade de cerca de 1000 aplicações.
Nos fechamentos sejam estes internos ou externos, são utilizados novamente diferentes tipos de fixadores auto-perfurantes, escolhidos de acordo com o material a ser utilizado , sejam estes placas de gesso acartonado, painéis cimenticios ou ainda placas de OSB, estas ultimas muitas vezes utilizadas também no piso. Importante ressaltar que para cada situação devemos ter sempre a preocupação com o revestimento correto de cada fixador. Muitas vezes nestas obras ainda há a opção por cobertura metálica, onde o cuidado com o revestimento do fixador auto-perfurante, e neste caso também o sistema de vedação, é importantíssimo.
Vimos que este sistemas de fixação trabalham dentro dos conceitos do steel framing, procurando evitar desperdicios, e principalmente por diminuir consideravelmente o tempo de execução da obra, com qualidade e segurança. O que diga-se de passagem também já faz com que muitos destes fixadores sejam ótimas soluções para muitos outros sistemas, onde já vem sendo utilizados.
Ficha Técnica:
Autor: Arnaldo Martello Junior
Fonte: Revista Construção Metálica – Edição nº 84 – ABCEM
Sobre a HARD Comércio de Fixadores e Resinas Ltda.
Líder nacional em fixadores, selantes, fitas e acessórios para vedação, chumbadores químicos e mecânicos.
Fixadores para Construção metálica, concreto e drywall.