Maior empreendimento estruturante privado estrangeiro do Ceará, a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) – a Posco Engenharia & Construção do Brasil, empresa responsável pela realização das obras, concluiu construção da Bateria, a principal edificação da coqueria – unidade onde o carvão bruto é exposto a altas temperaturas, transformando-o em carvão de alto desempenho, que será utilizado no alto forno da usina.

“Esse é mais um marco importante no processo de construção da nossa siderúrgica. O meu desejo, neste dia, é que o projeto tenha vida longa”, destacou Sérgio Leite, CEO da CSP, no campo de obras do empreendimento, em São Gonçalo do Amarante. Essa etapa representa 26% de progresso na construção do setor, segundo a direção da empresa coreana. ( 2015 )

Localização

Localizada em uma área de 571 hectares, a CSP integra o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), no Ceará, dentro da primeira Zona de Processamento de Exportação (ZPE) brasileira, fatores fundamentais para garantir ampla competitividade ao produto nacional.

A usina, uma das mais modernas do Brasil e do mundo, iniciou a produção de placas de aço em junho de 2016. A produção é voltada para geração de produtos laminados de alta qualidade para a indústria naval, de óleo & gás, automotiva e construção civil. A capacidade instalada é de 3 milhões de toneladas de placas de aço/ano nesta primeira fase do projeto.

“Foram utilizados cinco milhões de tijolos resistentes a altas temperaturas do forno, que variam entre 1.150 °C e 1.200°C na construção da Bateria, com qualidade e tecnologia mundial”, informou Kyu Young Ahn, sem revelar, no entanto, a origem do material.

   
 

Mega Obra

Empreendimento de dimensão gigantesca a CSP utilizou aproximadamente, 30 mil estacas de sustentação da estrutura total da usina. Enfileiradas, explica Young Ahn, as estacas somam 465 quilômetros, a mesma distância de Fortaleza a Natal. No projeto como um todo,foram usadas 66 mil toneladas em estruturas de aço, o equivalente a 33 mil carros juntos – material que vem desde de maio de 2012, desembarcando no Porto do Pecém.

Só de cabos elétricos são 2.900 quilômetros e 520 mil m³ de concerto, quantidade suficiente para construir uma estrada de 743 quilômetros, com sete metros de largura e dez centímetros de espessura.

Nos últimos  anos de construção, a CSP já movimentou no Porto do Pecém, 678.470 m³ de cargas soltas (equipamentos de grande porte) e 4.757 contêineres (maquinários, parafusos para fixação/ancoragem, entre outros. Em um só dia aportou mais um navio, trazendo 299 contêineres com peças e equipamentos para o empreendimento, material suficiente para 30 dias de operação de descarga, no ritmo médio diário de 11 contêineres retirados pela empresa dos navios para os pátios de carga do terminal portuário.


Investimentos

Orçada em US$ 5,1 bilhão, a obra gerou aproximadamente 23 mil empregos diretos e indiretos. O efetivo alocado no Site de construção foi de aproximadamente 4.500 operários e funcionários. Resultado da sociedade entre a brasileira Vale e as coreanas Dongkuk Steel e Posco, a CSP é a primeira usina siderúrgica integrada do Nordeste do Brasil.  A usina tem capacidade de produção de três milhões de toneladas de placas de aço, por ano.

A CSP produz um portfólio completo de placas de aço, com um mix voltado para atender a todas as necessidades dos mais diversos tipos de indústrias, desde a construção naval até a produção de plataformas de petróleo e torres eólicas. Conheça os nossos principais produtos.

Fonte:

Diário do Nordeste (CE)

http://www.portosenavios.com.br/geral/23896-posco-inicia-obras-da-coqueria-da-siderurgica