Paisagista fala sobre importância do verde no dia a dia, ocupando espaços até então inviáveis
O jardim mudou de lugar. A tendência se chama Parede Verde, ou “jardim vertical”. Trata-se de uma técnica que permite trazer o verde para espaços urbanos e deixar os ambientes mais aconchegantes sem ocupar muito espaço. Com ela, é possível cultivar plantas e flores em paredes internas, muros e fachadas de casas e prédios.
“Com a rotina corrida dos grandes centros urbanos, poder estar mais perto da natureza dentro do seu próprio apartamento é um privilégio”, ressalta a arquiteta e paisagista Marina Pimentel, que aposta na tendência como forma de aliviar o estresse e embelezar os ambientes. “Nos dias atuais, dedicamos pouco tempo para cuidar de jardins e canteiros, a Parede Verde é uma excelente técnica do paisagismo, pois não ocupa espaço no solo e exige pouca manutenção. Além de ajudar a purificar o ar poluído das grandes cidades”.
A Parede Verde pode ser instalada de diversas formas e ficam ainda mais elegantes quando combinadas com madeiras ou pedras. As plantas utilizadas devem ser bem estudadas e escolhidas com cautela, pois deve-se respeitar a adaptação de cada espécie. “É preciso cuidado na hora de escolher as plantas da parede verde. Para ambientes internos, o ideal são plantas que se adaptam a meia sombra e necessitam de poucas regas. Já para ambientes externos, a escolha é mais fácil”, explica Marina Pimentel.
Paredes verdes
Os Jardins Verticais ou Paredes Verdes são uma solução versátil para trazer o verde para mais próximo. Pode-se cultivar ervas aromáticas, flores exóticas, temperos, entre outras plantas ornamentais. Este elemento paisagístico é capaz de gerar sensações distintas onde for inserido. Seja em uma área externa, como piscina, varanda ou até mesmo na sala de jantar, cozinha ou em outros espaços que possibilitem sua implantação. O ambiente fica mais acolhedor, aconchegante, sofisticado, e até mesmo descontraído. Ter a natureza por perto traz tranquilidade. “Vale a pena desfrutar o verde”, destaca Marina.
Cuidados e manutenção
A manutenção de uma Parede Verde deve ser feita preferencialmente por empresas especializadas em paisagismo. Existem sistemas de irrigação que são instalados junto à vegetação que facilitam os cuidados. Quando a irrigação não é automatizada, deve-se observar as características e necessidade de cada espécie para determinar a quantidade de agua e a frequência das regas. A irrigação manual pode ser feita pelo próprio dono da casa, já que é uma atividade relaxante e proporciona mais contato com a natureza.
“As opções são infinitas, é possível combinar diversas texturas de folhagens, cores e flores. Apostar nessa tendência é uma forma criativa de trazer o verde para dentro de casa e enfeitar o dia a dia”, conclui a paisagista Marina Pimentel.
Fonte:
Guia Construir e Reformar 2014