Obra criada pelo escultor Gerry Judah, tem 40 metros de altura e pesa 120 toneladas

O Festival de Velocidade de Goodwood, que acontece na Inglaterra, é famoso pelas gigantescas esculturas expostas durante o evento. Em cada edição uma marca é responsável por criar uma obra magnifica. Esse ano foi a vez da Mazda, que apresentou uma escultura de 40 metros de altura.

A obra criada escultor e designer Gerry Judah tem 418 vigas de aço, que pesam 120 toneladas. O artista homenageou a vitória nas 24 Horas de Le Mans em 1991, mostrando dois carros de corrida da montadora, que foram inseridos no topo da escultura, dando a sensação de que estão competindo entre si.

Os carros no topo da escultura

Gerry Judah têm dominado o gramado de Goodwood House no Festival de Velocidade nos últimos anos.

“Sempre sou confrontado com a necessidade de construir em aço em Goodwood. Não posso usar vidro, nem alumínio, eu não posso fazer com papel. As esculturas anteriores para Mercedes, Porsche e Lotus foram monocoques (estrutura na qual a cobertura, ou revestimento, é responsável pelo suporte estrutural do objeto) em que a própria pele era a estrutura; folhas planas de aço soldadas entre si para criar uma forma. Mas para fazer esta escultura da mesma forma que as anteriores, teríamos que torcer cada placa de aço individualmente, o que seria incrivelmente complexo, caro e demorado.”

“Eu tenho que fazer uma escultura em curto espaço de tempo, dentro de um orçamento apertado, que tem que ser tão alta quanto possível, tão inovadora quanto possível e tão perigosa quanto possível” comenta Gerry Judah. A solução encontrada: 720 vigas de aço, de comprimentos variáveis, se empilham como palitos de fósforo, criando a elegante torção da estrutura.

           

            

Festival de Velocidade de Goodwood – Esculturas anteriores

         
Gerry Judah, Audi, 2009                                                         Gerry Judah, Lotus, 2012

         
Gerry Judah, Porsche, 2013                                                     Gerry Judah, Mercedes Benz, 2014

     

Gerry Judah, Aston Martin’s 70 year – 2019                                                                Gerry Judah, Bernie Ecclestone -2017

 

Fontes: revistaautoesporte.globo.com / quatrorodas.abril.com.br / www.judah.co.uk
Imagens: www.judah.co.uk
Autor: Redação do Portal Metálica