Só de pensar em reformas já vem à mente toda quebradeira e sujeira que podem causar. Porém, com as novas soluções existentes no mercado é possível até trocar o revestimento sem precisar quebrar o piso original. Para isso, os profissionais podem recorrer para o uso da técnica piso sobre piso, que permite o assentamento de revestimentos sobre o piso anterior.
“Esse método traz benefícios como: redução de custos, menos sujeira na obra e maior agilidade”, informa o André Figueiró, TM´s RFR & Sales Channel Flooring Manager da Sika , empresa especializada em produtos químicos para construção, que detém a marca Portokoll. Confira abaixo algumas dicas de como usar esse método:
Avaliação do revestimento antigo: antes de utilizar a técnica o especialista alerta para a importância de analisar se o revestimento antigo está bem fixado. “Caso alguma peça esteja solta, ela deve ser removida e assentada novamente, só então o novo piso pode ser aplicado. Assim, evita que as novas peças se soltem no futuro”, afirma.
Tipos de argamassa: outro ponto que merece atenção é a escolha da argamassa certa para a técnica piso sobre piso porque cada argamassa é desenvolvida para um método específico. Logo, utilizar o produto errado pode trazer problemas futuro e até colocar o projeto em risco. Além disso, também é importante escolher a argamassa de acordo com o revestimento e o ambiente (externo ou interno). Nivelamento: o especialista ensina ainda que a sobreposição de piso eleva o nível do ambiente, por isso é necessário verificar se as portas não vão ficar raspando no revestimento. Caso isso aconteça, é possível corrigir a diferença.
Aplicação: já durante a sobreposição do piso o profissional deve usar a dupla colagem, aplicando a argamassa tanto na base quanto na peça. “A técnica também exige que o profissional passe a desempenadeira dentada de modo que os cordões fiquem paralelos ao fazer o assentamento, para garantir maior área de contato da argamassa e ter melhor aderência”, completa.
Abaixo a Portokoll , marca do grupo Sika , apresenta seu portfólio de argamassas piso sobre piso SuperKoll, tanto para ambientes internos quanto externos, desenvolvidas especificamente para essa técnica:
Argamassa piso a piso exteriores Portokoll:
Indicada para sobreposição de revestimentos cerâmicos sobre cerâmicos, e porcelanatos convencionais sobre porcelanatos convencionais, ou vice-versa, em pisos e paredes internos e externos, em áreas residenciais, sem a necessidade de remover os revestimentos antigos.
Argamassa piso a piso interiores Portokoll:
Indicada para sobreposição de cerâmica e porcelanatos com espessura acima de 5 mm, em pisos e paredes de ambientes internos de áreas residenciais, sem a necessidade de remover os revestimentos antigos. É ideal para reformas, pois conta com liberação mais rápida. Rapidez e perfeição andam juntas no assentamento.
Argamassa piso a piso interiores branca Portokoll:
A Argamassa Colante SuperKoll Piso sobre Piso Interiores Branca foi especialmente desenvolvida para aplicação em sistema de sobreposição sem a necessidade de remover os revestimentos antigos. Sua liberação rápida e cor branca aliam rapidez, alto desempenho e uma obra limpa.
Sobre a Sika
A Sika é uma multinacional Suíça, com uma posição de liderança no desenvolvimento e produção de sistemas e produtos para colagem, selagem, impermeabilização, reforço e proteção estrutural nos segmentos da construção e indústria em geral.