A popularização do uso do vidro nos mais variados tipos de projetos e instalações da construção civil faz com que seja necessário utilizar produtos que ofereçam máxima resistência e segurança aos usuários. A indústria vidreira evolui cada vez mais para criar materiais com diferentes níveis de resistência, assim, o vidro assume diferentes papéis estruturais em uma construção, o que possibilita o seu uso em coberturas, pisos, escadas e claraboias, por exemplo.

Com essas novas funções atribuídas ao vidro, é comum que surja a curiosidade sobre qual dos seus tipos é o mais resistente no mercado atual, por isso, a WR Glass preparou um conteúdo especial para esclarecer essa dúvida. Confira a seguir:

Vidro Monolítico x Vidro Composto

Antes de falar sobre qual produto é o mais resistente, é importante ter em mente que existem os vidros monolíticos (com uma única lâmina) e os vidros compostos (feitos a partir de uma junção de duas ou mais camadas de vidro). Tendo isso em mente, a comparação entre vidros que pertencem a essas duas categorias diferentes pode ser equivocada.

Se o critério escolhido for qual tipo de vidro é mais resistente antes de passar por processos de laminação, sem dúvidas a resposta para a pergunta é o vidro temperado, já que o produto é muito mais resistente que outros tipos de vidro monolítico, além de ser mais seguro devido à forma que ele fica caso quebrado: o material se estilhaça em pequenos fragmentos sem arestas cortantes, o que o torna mais seguro mesmo no caso de um acidente.

Produção do Vidro Temperado

O vidro temperado nada mais é do que o vidro comum que passa pelo processo de têmpera, ou seja: é aquecido em um forno apropriado para a função a uma temperatura um pouco acima de 600 °C, e depois resfriado de forma controlada, o que faz com que o vidro adquira um estado permanente de tensão interna que o torna até 5 vezes mais resistente que qualquer outro tipo de vidro da categoria.

Vidros Multilaminados

Se deixarmos o critério de uma lâmina única de vidro de lado, sem dúvidas são os vidros multilaminados que assumem o posto de vidros mais resistentes do mercado. O vidro laminado mais conhecido é composto por duas chapas de vidro comum intercaladas por uma película de PVB ou resina, que além de tornar o vidro mais resistente, assegura que os cacos de vidro fiquem retidos no interlayer em caso de quebra, eliminando a possibilidade de aberturas no vão do vidro.

Dentro desta categoria existem vidros ainda mais resistentes, como o vidro temperado-laminado – em que vidros temperados são utilizados em conjunto com o processo de laminação, fazendo com que as qualidades dos dois tipos de vidro se complementem – e os vidros blindados, conhecidos por proteger o local de instalação contra armas de fogo.

Os vidros blindados nada mais são do que um tipo de vidro multilaminado: também são constituídos por camadas de lâminas de vidro e películas de segurança, mas em uma quantidade muito maior. Depois da “montagem” dessas camadas, o vidro é levado para uma autoclave para que todos os materiais sejam fundidos até se tornarem uma peça única.

Se você gosta de receber notícias e dicas a respeito do mercado vidreiro, não deixe de acompanhar o blog da WR Glass