A grande hidrelétrica de Três Gargantas.
O que muita gente sabe sobre essa usina, é que ela é a maior usina hidrelétrica do mundo, se comparada em grandeza com outras usinas. Os números apresentados pela administração dessa hidrelétrica são gigantes e a partir daí dá pra entender melhor porque ela é considerada a maior a usina do mundo.
Nos acompanhe nessa leitura para saber mais sobre curiosidade, sua construção e os impressionantes feitos de engenharia que foram realizados naquela obra. Veja!
Localização e história da usina hidrelétrica de Três Gargantas.
A usina de Três Gargantas fica na China, no rio Yangtsé, mais precisamente na cidade de Sandouping. O rio citado é o terceiro maior rio do mundo, perdendo apenas para o rio Amazonas e o rio Nilo. O rio Yangtsé é muito importante para economia chinesa e após a construção da barragem, isso ficou ainda mais evidente, porém antes da construção da usina, este rio já era a principal rota fluvial do país e em toda a sua extensão, a agricultura chinesa se desenvolveu.
Vale ressaltar que uma barragem já tinha sido pensada em 1919, por um grande líder político da China. Na época, além de gerar energia elétrica, uma das grandes funções pensadas, era de controlar as inundações que ocorreram ao longo do rio, já que esse sempre teve um grande histórico de inundações sazonais que ocorriam a cada dez anos, isso quer dizer que o rio tem uma tendência a encher mais que o normal, provocando grandes inundações.
A construção da usina.
A construção da barragem começou em 14 de dezembro de 1994 e com excepção das reclusas, o projeto da barragem foi totalmente concluído e funcional a partir de 4 de julho de 2012.
O projeto usou 27,2 milhões de metros cúbicos de concreto, gastos principalmente para a parede da barragem, aonde também foram utilizados 463mil toneladas de aço e movimentou cerca de 102 milhões de metros cúbicos de terra. A parede da barragem de concreto é de 181 m de altura e a parte que fica acima do nível da água, ou seja, a parte visível da parede da barragem, é de 110 m.
O gerador principal começou a operar em 10 de julho de 2003 e em 23 de maio de 2012, o número 26 e último gerador principal, terminou o seu teste final e entrou em operação. A título de curiosidade, é bacana dizer ainda que existem seis geradores subterrâneos que estão em operação, totalizando 32 geradores, com incrível capacidade máxima para 22,5 gigawatts de potência.
Comparativo com a usina hidrelétrica de Itaipu.
Tem quem defenda Itaipu como a maior usina hidrelétrica do mundo, mas para mostrar as diferenças, veja os números que são fornecidos pelos sites das responsáveis pelas usinas:
- Geradores: Itaipu tem 20 unidades geradoras contra 32 unidades de Três Gargantas.
- Potência Máxima: Itaipu tem 14 gigawatts de potência máxima instalada contra 22,5 gigawatts de Três Gargantas.
- Reservatório: Itaipu tem 29 bilhões de metros cúbicos de água em seu reservatório contra 39.3 bilhões de Três Gargantas.
- Geração de Energia: Itaipu tem o recorde de geração de energia durante um ano, que foi de 103 milhões de megawatts/hora contra 101milhões de megawatts/hora de 3 Gargantas.
Funcionalidade de rotas fluviais da usina de Três Gargantas.
O rio Yangtsé é uma das principais rotas fluviais da China e uma das tantas dificuldades para construir uma barragem no rio, a principal foi de manter o fluxo normal de barcos e navios. Para resolver esse problema, foi construído o maior elevador fluvial do mundo; esta estrutura consegue transportar barcos através de uma câmara, que é uma espécie de piscina, que tem 120 m de comprimento, por 18 m de largura e 3,5 m de profundidade.
Esta câmara pesa cerca de 15 mil toneladas de massa e em movimento, no elevador, chega a 34 mil toneladas. Após a embarcação entrar no elevador, uma estrutura de contrapesos desce, elevando os navios até a parte de cima da barragem e em seguida a embarcação sai da câmara, já na parte alta do rio. Todo o sistema é elevado através de um sistema eletro-hidráulico, onde o processo de elevação, demora em torno de 40 minutos para ser realizada.
Existem ainda duas séries de bloqueios de navios, instalado mais perto da barragem. Esses bloqueios são conhecidos como eclusas. Elas, são individualmente compostas por cinco etapas, com o tempo de trânsito de aproximadamente 4 horas no total; onde o peso máximo de embarcação na eclusa é de 10 mil toneladas. As câmeras das reclusas têm 280 m de comprimento, 35 m de largura e 5 m de profundidade.
Esta incrível obra da engenharia, garante energia elétrica para milhões de pessoas na China e tem o título de maior usina hidroelétrica do mundo, fazendo com que o país tenha uma matriz de energia mais limpa e menos poluente.
No Banner to display