Embora o processo não seja completamente a frio, porque as prensas e rolos causam calor por fricção e movimento, o calor não é suficiente para fundir ou deformar a chapa de aço sem pressão adicional.
O aço formado a frio não é formado com o calor, como a maioria dos outros aços. Em vez disso, ele é feito com roletes e prensas que dão o tamanho e forma corretos, resultando em um material mais leve e um pouco mais elástico.
Ao contrário do aço laminado a quente, difícil de deformar, o aço frio é relativamente fácil para mudar de formato e dobrar. Este metal é usado para fazer carros, postes de transmissão e algumas estruturas de construção civil.
A maioria dos aços é formada sob temperaturas muito quentes. O material é fundido, colocado num molde e arrefecido para tomar forma.
Já a versão a frio começa como placas de aço que são enroladas e prensadas até que as placas ganhem o tamanho e a forma desejados. Os cilindros de rolamento afinam o metal para que possa ser facilmente dobrado e as prensas adicionam curvas e linhas de modo que o aço fique na forma pretendida, como em forma de L ou em curva.
Quando comparado ao aço quente, o frio é muito mais leve, já que menos aço é geralmente necessário para criar uma forma semelhante. Sua elasticidade aumentada e a deformação inicial dos rolos tornam esse material mais fácil de trabalhar.
Este aço é utilizado em muitos artigos que precisam de leveza e flexibilidade, como carros, por exemplo. Já o aço quente é normalmente usado para edifícios, mas construções menores podem ser feitas de aço formados a frio se precisam suportar uma grande quantidade de peso.
Fonte:
Manutenção e Suprimentos