Evento aconteceu dias 16 e 17 de Novembro em Monterrey, no México, e contou com a presença do governador do Estado de Nuevo León, além de tomadores de decisão de empresas como ArcelorMittal, Deacero, Gerdau e Enel

Evento anual promovido pela Alacero, Associação Latino-Americana do Aço, este ano o Alacero Summit 2022 aconteceu nos dias 16 e 17 de novembro em Monterrey, México. A conferência é uma oportunidade de estabelecer networking entre os principais nomes do setor e debates sobre ideias transformadoras que envolvem esses atores. “Apesar das previsões de desaceleração a curto prazo da indústria, o aço está forte e se mostra o protagonista dos desafios do futuro, não somente pela importância do material na transição energética, mas também pelas condições vantajosas da região da América Latina”, resume Alejandro Wagner, diretor executivo da Alacero.

O primeiro dia contou com um painel envolvendo a política e jornalista espanhola Cayetana Alvares de Toledo para falar sobre a conjuntura política e econômica na América Latina. Além disso, também incluiu painel sobre a indústria como motor de desenvolvimento inclusivo com Carlos Elizondo Mayer-Serra, professor da Escola de Governo e Transformação Pública do Tecnológico de Monterrey, na Cidade do México; Andrés Malamud, investigador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e Ricardo Sennes, sócio diretor da Prospectiva, especialista em cenários políticos e econômicos, formulação e implementação de políticas públicas.

Para discutir as megatendências na indústria da construção civil, os convidados foram Lucas Salvatore, diretor geral da Idero e Ricardo Mateus, CEO da Brasil ao Cubo. Mobilidade sustentável foi tema de conversa entre José Francisco Garza Rodríguez, CEO da General Motors e Polo Cedillo, CEO Grupo Proeza. Já o painel de CEOs começou com a fala de  Jefferson de Paula, CEO da ArcelorMittal e David Gutierrez da Deacero. Gustavo Werneck, CEO da Gerdau e Presidente da Alacero, ressaltou: “Nos últimos 12 meses, quanto tempo nós investimos no tema pessoas? Atraindo talentos, indo em escolas para entrevistar e conhecer novas pessoas, dedicando tempo com os jovens? Para que o tema seja resolvido, precisamos gastar, cada um de nós, pelo menos, 70% do nosso tempo com o tema pessoas. Isso requer uma nova perspectiva da maneira como atuamos como líderes. Precisamos aprender a delegar e ter estruturas cada vez mais horizontais nas nossas empresas”. Máximo Vedoya, CEO da Ternium, complementou com sua visão sobre o setor como um todo. “A cadeia de valor deve mudar como um todo e a oportunidade é excelente para nós, já que o aço está presente em todas elas, como infraestrutura, energia e todo o resto que está sendo reavaliado”, pontuou o executivo.

O segundo dia do evento foi inaugurado por Samuel García, Governador do estado de Nuevo León, que exaltou o papel de seu estado na economia local. “O Estado de Nuevo León é o motor econômico do México, é um estado grande por suas pessoas e por sua indústria. Dentro disso, o aço é muito importante para o Estado e para o País. A América Latina é o continente das oportunidades e Monterrey é parte disso. Posso falar, com dados, que o Estado está melhor do que nunca e o boom do nearshoring, do setor e da América Latina vão movimentar o futuro de forma sustentável, não vale a pena gerar riquezas a custo do meio ambiente”, disse.

Para abordar o tema de energias renováveis, os convidados foram Eduardo Sattamini, CEO ENGIE Brasil Energia e  Javier Vaquerizo, Head de Soluções Globais na Enel Green Power. A conversa foi moderada pelo CEO da ArcelorMittal Brasil, Jorge Oliveira. “Um dos grandes desafios da transição energética é o planejamento do setor. Neste sentido, atuamos na estratégia dos 3Ds: descarbonização, descentralização e digitalização. Desta forma, além da saída completa das operações a carvão e dos investimentos na ampliação da capacidade instalada de energia renovável, foi possível atuar com olhar de vanguarda para as tendências globais, lançando uma plataforma para aquisição de energia e outros produtos verdes associados que apoiam a trajetória de descarbonização das empresas e nos aproximam das necessidades dos nossos clientes”, ressalta Sattamini. Javier comentou que “é essencial que haja compromisso político gerando certezas a longo prazo para os mercados, além de rearme industrial e luta contra as mudanças climáticas acompanhados de regulamentações, fluxo de investimentos priorizando a sustentabilidade e desenvolvimento tecnológico com redução de custos para que tenhamos um boom das energias renováveis”.

“Aproveitando a cultura como vantagem competitiva pós pandemia” foi o tema da palestra do influenciador do LinkedIn Steve Cadigan. Já no painel “A visão das empresas”, participaram empresas como Gerdau, ArcelorMittal, VALE, Ternium e Deacero. Para falar sobre inovações e transformação nos negócios a partir do Alerta Global, o editor global de energia e clima do The Economist, Vijay V. Vaitheeswar, esteve presente no evento. “A cadeia está se recuperando e as multinacionais estão bem sucedidas, mas a diversidade de hoje precisa ser levada para amanhã. Nesse sentido, é essencial adaptar-se às megatendências que moldam a economia do século XXI: urbanização, demografia, fim da globalização, hiperconectividade e mudanças climáticas”, ressaltou o jornalista. Focando em tecnologias disruptivas promissoras, principalmente para a América Latina, o painel ressaltou sobre a importância de caminhar para um futuro de descarbonização.

O evento contou com painel sobre política verde e reconfiguração do comércio regional com Rodrigo Pupo da MPA Trade Law e Antoine Vagner-Jones, da Bloomberg NEF. A palestra do principal orador internacional ficou com Javier Gómez Santander, jornalista e co-produtor da série da Netflix, La Casa de Papel. “O talento não existe, mas, então, como prever tendências e lançar sucessos? Estudar dados de consumo e pensar fora da caixa são algumas das estratégias que tivemos para a série”, contou ele. Para fechar o evento, Gustavo Werneck, Presidente da Alacero e CEO da Gerdau, lembrou da importância de implementar as ideias discutidas no evento. “É importante que demos continuidade nos debates que tivemos aqui por meio de ações e iniciativas, não podemos adiar soluções frente aos problemas urgentes que a sociedade enfrenta, das quais o aço é parte fundamental”, concluiu o executivo.

Responsável pela ativação digital do Alacero Summit 2922, a Global AD, agência especializada em digital brand reputation, foi responsável por desenvolver a  estratégia de comunicação e mídia para venda dos bilhetes, nas modalidades online e presencial, e também atuará na ativação digital e cobertura real time do congresso.

Sobre a Alacero 

A Associação Latino-americana de Aço é uma entidade civil sem fins lucrativos que integra a cadeia de valor do aço latino-americano  com o objetivo de promover emprego industrial de qualidade, integração regional, inovação tecnológica, cuidado com o meio  ambiente, excelência em recursos humanos, segurança no trabalho, desenvolvimento integral de suas comunidades e responsabilidade  corporativa. Fundada em 1959, é composta por mais de 60 empresas produtoras e afins e mais de 1,2 milhão de trabalhadores, cuja  produção se aproxima de 60 milhões de toneladas por ano. A Alacero é reconhecida como Organização Especial de Consultoria  pelas Nações Unida e representa a indústria latino-americana perante organismos internacionais como worldsteel, OCDE, Agência  Internacional de Energia (IEA), ONU (UNCTAD) e BID, aos quais leva as ideias e posições de seus parceiros.