O uso do alumínio e cada vez mais comum nos projetos de construção civil, o que acarreta em mais inovação para esse setor. Esse metal leve acaba sendo uma alternativa a outros materiais conhecidos, tornando-se uma opção mais flexível e com menor impacto ambiental.
Os profissionais precisam se manter atualizados para entender como essa tendência oferece soluções para as questões da área e, claro, de que forma os projetos devem incluir o uso do alumínio.
É preciso conhecer com detalhes esse tipo de material, para saber quando é uma opção para otimizar os projetos. Os engenheiros devem estar atentos para as suas características, para os benefícios e as possíveis desvantagens do seu uso.
Veja, a seguir, de que forma o alumínio pode ser inserido em seus projetos de engenharia civil. Acompanhe!
Quais são as principais características do alumínio?
O alumínio é resultado de uma combinação de propriedades, que resulta em uma estrutura muito versátil; por isso, o seu uso é frequente na indústria em geral. Suas características fazem dele a estrutura perfeita para ser utilizada em alguns pontos dos projetos de construção civil.
A estrutura do alumínio tem um alto grau de resistência à corrosão. Isso acontece porque esse material conta uma fina camada de óxido, imperceptível aos nossos olhos, que cria uma proteção contra oxidações. Isso faz com que o alumínio tenha um mecanismo de autoproteção contra a corrosão.
Além dessa característica, confira outros pontos fortes da estrutura do alumínio:
- Reciclagem: em qualquer processo de reutilização, o alumínio não perde suas propriedades físico-químicas, por isso, pode ser considerado como “eternamente” reciclável.
- Barreira natural: faz barreira contra luz e ações do oxigênio e da umidade.
- Antimagnético: utilizado como proteção em equipamentos eletrônicos por não ser magnético.
- Condutibilidade térmica: 4,5 vezes mais condutibilidade que o aço.
- Condutibilidade elétrica: 62% da IACS, ou seja, pode conduzir a mesma corrente que o cobre, que é um material muito mais pesado.
- Peso: 65% mais leve que o aço e 70% mais leve que o cobre.
As principais aplicações do alumínio na construção civil
Por ter todas as características listadas, o uso do alumínio na construção civil pode ocorrer de formas variadas. Ainda assim, você pode pensar qual a utilidade, de fato, do alumínio.
Esse material pode ser utilizado de diversas maneiras e em vários elementos da edificação. Confira as aplicações mais comuns:
- esquadrias
- fachadas envidraçadas
- revestimento e fechamento
- sustentação
- estruturas provisórias
- fechamentos
- telhas
Destaca-se a extrema versatilidade do alumínio e, na maioria das aplicações, a escolha por esse material tende e deve ser preferida em relação a outros por causa de suas características estruturais. A depender da finalidade, ter um produto com alta resistência à corrosão, baixo peso e elevada condutibilidade térmica pode ser um diferencial vantajoso.
As 5 vantagens em utilizar o alumínio na construção civil
É importante entender por que escolher esse material pode trazer benefícios para os seus projetos e, até mesmo, para apontar para a equipe e para as construtoras que essa é a melhor opção em determinados casos.
Já sabemos que a durabilidade do alumínio é alta, o que por si só já conta como uma grande vantagem para os empreendimentos, principalmente quando pensamos em manutenção.
Confira a seguir, com mais detalhes, as vantagens do uso do alumínio em projetos de construção civil.
1. Durabilidade e resistência
Durabilidade e resistência são duas características importantes quando falamos de materiais utilizados na construção civil. Por ser resistente às intempéries e à corrosão, a vida útil do alumínio é estimada em torno de 40 anos — e, se você fizer a manutenção adequada, esse período pode ser estendido. Se pensarmos nisso dentro de uma edificação, compreendemos como é importante entregar um produto construído com materiais mais duráveis e que não exijam breves substituições.
2. Acabamento
A estética proporcionada pelo alumínio dá à obra uma aparência limpa e inovadora. Em função da sua alta resistência, o material possibilita elementos esbeltos e fluidos, o que amplia as possibilidades arquitetônicas de seu uso.
Além disso, o material torna-se ainda mais interessante quando consideramos que os designs projetados com ele podem ser fabricados em escala industrial.
3. Sustentabilidade
A preocupação com o meio ambiente e o viés sustentável proporcionado pelo alumínio são características que o tornam uma boa alternativa para as construções ecologicamente corretas. O material auxilia no isolamento térmico, o que reduz o consumo de energia, e também possibilita conforto acústico. As construções desse estilo costumam ser chamadas de construções secas, pois não geram resíduos e desperdícios. Outra característica alinhada à preocupação com o meio ambiente é a possibilidade de reciclagem do alumínio — além de seu ciclo de vida estendido, ele pode ser reutilizado.
4. Alternativa aos materiais convencionais
As placas de alumínio podem ser utilizadas para fechamento das edificações, em substituição à madeira ou à alvenaria convencional. Seu uso na estrutura possibilita elementos mais esbeltos, ou seja, menos consumo de material, o que também o transforma em uma opção mais econômica.
5. Variedade
A apresentação das esquadrias de alumínio pode ser feita em formas variadas, possibilitando que os projetos de construção civil aproveitem a combinação desse material com outros elementos, explorando a sua estética, além das suas vantagens estruturais.
Quais são as desvantagens do uso do alumínio?
A depender do objetivo, o uso do alumínio pode apresentar alguns pontos fracos, como em relação a grades, geralmente utilizadas em casas e apartamentos. Grades de alumínio têm uma segurança inferior se comparadas com as grades de ferro, pois o alumínio tem menor resistência mecânica.
De forma geral, um dos desafios para uso do alumínio de forma mais expressiva está diretamente ligado ao preço do produto. Embora esse material seja cada vez mais visto nos projetos e não custe mais o mesmo preço de 50 anos atrás, ainda assim, se comparado a outros materiais mais comuns, o orçamento pode ficar um pouco mais salgado.
Será que vale a pena apostar no alumínio?
Quando comparamos o alumínio com aço, cobre, plástico, madeira, ferro e outros materiais, a depender do uso, as vantagens são inúmeras. Não é possível construir determinadas estruturas com aço ou ferro, por exemplo. Já a alta taxa de fluidez do alumínio permite que esse material seja utilizado de forma muito mais flexível.
O importante é conhecer todas as características do alumínio, quais são as especificidades, as demandas e os desejos do cliente em cada projeto e começar a aplicar o alumínio de forma estratégica, a fim de elevar a qualidade das edificações.
Estrutura metálicas: conheça a CMC
A CMC Construções Industrializadas veio com o propósito de projetar, fabricar e fornecer estruturas metálicas. Diversos projetos, em vários segmentos da construção, já foram entregues com sucesso. Os projetos da CMC comprovam a usabilidade dos materiais metálicos, como o alumínio, para a construção. Suas soluções já foram aplicadas para a construção de condomínios residenciais, eventos de grande porte e espaços comerciais, como:
- Rio 2016;
- Condomínio Spazio Blu;
- Condomínio Dahma 6;
- Estande de Vendas MRV no Espírito Santo;
- Hotel Lagoa da Prata.
Cuidados necessários com esse material
Assim como toda estrutura, o alumínio deve passar por manutenção preventiva, de acordo com orientação técnica ou diante da apresentação de alguma característica diferente de como era quando novo.
Além disso, quando as estruturas são externas, é sempre importante tomar os devidos cuidados quanto à limpeza para acabar não danificando as peças. Confira algumas dicas para manter o alumínio em bom estado:
- retire a poeira com um pano seco para não acumular e não formar uma crosta na superfície;
- quando precisar de uma limpeza mais pesada, utilize apenas água, sabão neutro e uma esponja macia ou lavadora de alta pressão. Não utilize esponjas que possam arranhar o alumínio;
- se o alumínio compõe peças que abrem e fecham, como portas e janelas, não force-as em caso de resistência para realizar os movimentos básicos. Em caso de qualquer dificuldade, chame a assistência técnica.
Ainda está com dúvidas se deve ou não usar o alumínio?
Não existe uma fórmula mágica para consultar e entender se é melhor ou não usar determinados materiais, em vez de outros mais comuns.
O papel do profissional de engenharia civil é se manter atualizado e conhecer as principais características de materiais que apontam como tendência no mercado, principalmente por conta das suas vantagens.
O alumínio na construção civil é versátil, resistente, durável e ecologicamente correto. O que você deve fazer é entender as necessidades de cada projeto e passar a incluir o alumínio quando possível e elevar a qualidade final do empreendimento.
Fonte: Stant – stant.com.br
CMC Modular – cmcmodulos.com.br