Apresentando as Turbinas eólicas de eixo vertical.

Utilizando apenas as forças do vento, é possível produzir toda a demanda de energia elétrica a serviço das grandes cidades e centros. Nesse artigo apresentaremos as principais características das turbinas eólicas de eixo vertical, suas características e vantagens. Confira até ao final.

Nesse tipo de turbina, o vento atinge perpendicularmente o eixo de rotação que está fixado verticalmente com relação ao solo, promovendo a transformação da energia cinética dos ventos em energia mecânica e consequentemente em energia elétrica.

As turbinas atuais são tão elegantes e graciosas que são usados literalmente como obras de arte hotéis, shopping centers e pontos turísticos em centros urbanos.

As principais vantagens das turbinas eólicas do eixo vertical.

Está listado abaixo as principais vantagens de se utilizar uma turbina eólica de vento vertical para a produção da sua própria energia elétrica. Veja:

  1. Projetos simples
  2. Menores investimentos
  3. equipamentos tecnológicos de pequeno porte potência nominal inferior a 50 quilowatts
  4. Necessidade de ventos com menores velocidades
  5. Maior segurança operacional, uma vez que os principais equipamentos e componentes estão na base dos aéreos geradores próximo ao solo
  6. Manutenção simples e com baixos custos
  7. Não necessitam de mecanismos de acompanhamento e orientação para avaliação da direção e velocidade dos ventos
  8. Design artístico
  9. Bom desempenho sob alta turbulência acarretando maior tempo de operação.

Essas são, com certeza, as principais vantagens e benefícios que as turbinas eólicas de eixo vertical podem proporcionar e, por isso, são consideradas como um investimento seguro e confiável para o setor de produção de energia elétrica.

A principal desvantagem das turbinas eólicas de eixo vertical, é a sua menor eficiência de produção de energia elétrica quando comparada com a horizontal, mas o somatório de suas vantagens, proporcionam um aumento significativo nas vendas dessas turbinas eólicas, sendo propícia para instalações em centros urbanos, em estradas, rodovias e até regiões remotas.

Tipos de turbinas e suas características.

Os dois principais tipos de turbinas eólicas de eixo vertical, de pequeno e médio porte, encontrada no mercado para instalação são:

  • Savonius
  • Darrieus

Abaixo, estará representada as principais características desses dois modelos.

Antes disso, é interessante saber que a China é detentora do maior número de publicações científicas e patentes registradas no segmento de energia eólica nos últimos 5 anos.

Savonius.

Esse tipo de turbina foi desenvolvido e patenteado por Savonius, em meados de 1929 na Finlândia e patenteado nos Estados Unidos. A turbina rotor, atua predominantemente, sobre as forças de arrasto e em minoria, existe também uma contribuição das forças de sustentação, as quais juntas, proporcionam rotação desse tipo de turbina e por causa desse mecanismo combinação, da força de arrasto e da força de sustentação, é que uma turbina do tipo savonius é capaz de desenvolver alto torque de partida, mesmo sob baixas velocidades de vento, assim acarreta baixo custo de projeto e reduz os impactos ambientais.

Essas turbinas funcionam com ventos de quaisquer direção e possuem diversos modelos disponíveis no mercado, os quais visam maximizar a eficiência de produção de energia; já a principal desvantagem do motor savonius é a limitação da velocidade de rotação da turbina, uma vez que é baseada na força de arrasto.

Darrieus.

As turbinas de eixo vertical do tipo Darrieus, possui rendimento superior a savonius. Ela apresenta, basicamente, duas ou hélices de lâminas de perfil aerodinâmico, que geralmente são curvas, retas ou helicoidais, que são conectadas pelas extremidade e pelo seu eixo vertical, criando sustentação para se movimentar e produzir energia.

Esses rotores podem atingir uma alta velocidade, com torque de partida aproximadamente nulo, uma vez que se movimentam através das forças de sustentação.

Visto que as turbinas de eixo vertical trabalham sob quaisquer condições, gerando assim economia, sendo altamente sustentável e se incorporando no design do dia a dia, elas se tornam altamente rentáveis para quem faz seu uso.