O Ark Hotel é um edifício localizado em Changsha, capital da província de Hunan, na China, que foi construído em tempo recorde de seis dias. Suas fundações já estavam prontas quando a estrutura metálica começou a ser montada, no entanto, prédios similares a esse costumam demorar em média três meses para serem erguidos.
A estrutura do Ark Hotel foi projetada com resistência de nível 9 para terremotos e é formada por colunas, vigas e reforços transversais em aço, lajes de concreto pré-moldadas, além do revestimento externo composto de painéis pré-fabricados.
Na construção do Ark Hotel não foram utilizados guindastes estacionários, o que permitiu que a estrutura fosse montada em apenas 46 horas. O acabamento e revestimento externo demoraram 90 horas para serem concluídos. Os materiais foram fabricados em vários locais e transportados para o canteiro de obras, tornando possível reduzir o peso dos resíduos, refugos e sobras de materiais utilizados. A obra apresentou menos de 1% de desperdício e descartes de materiais.
A construção do Ark Hotel utilizou processos inovadores baseados na otimização de materiais, energia e uso de mão de obra, resultando não só na redução de tempo de execução, como também no barateamento da obra. Este projeto faz parte de um programa do Governo Chinês em busca de uma consciência popular de ecologia e sustentabilidade, pois o país é um dos poluidores do mundo.