Metal garante segurança, além de aliar estética e funcionalidade
O alumínio é constantemente utilizado por renomados arquitetos em projetos emblemáticos pelo mundo inteiro. O primeiro registro de sua aplicação ocorreu na cúpula da Igreja de San Gioacchino, construída em Roma (Itália), em 1897, projeto de Raffaele Ingami.
“Em 1997, o edifício celebrou 100 anos de existência e foi condecorado com um selo comemorativo de durabilidade do alumínio”, conta Magda Reis, consultora da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL).
Segundo a especialista, especificamente em projetos com visual ousado, o metal é fundamental por oferecer segurança, estética, qualidade e funcionalidade. Em relação a esses aspectos, destacam-se três características, dentre os inúmeros diferenciais do metal:
- Desempenho mecânico
Produtos e sistemas construtivos de alumínio garantem resistência aos fatores externos, tais como pressão dos ventos e incidência de chuvas. Nas áreas internas, o uso de elementos estruturais desse metal apresenta capacidade de acomodar possíveis movimentos da estrutura.
- Processo de extrusão
Esse procedimento permite a combinação das características mecânicas com a facilidade de obtenção de qualquer formato de perfil que se adeque às especificações dos projetos. Nele há a garantia do atendimento às normas técnicas.
- Tratamentos de superfície de produtos extrudados e laminados
Além das questões estéticas, ao receber a aplicação de tratamentos de superfície, sistemas construtivos de alumínio têm a sua durabilidade aumentada, impactando positivamente na vida útil da edificação.
Os principais tratamentos de superfície são:
- Para perfis: anodização e pintura eletrostática a pó
- Para chapas e telhas: pintura coil coating
Liberdade de criação
Os designers podem exercer a criatividade sem bloqueios, pois o alumínio oferece soluções infinitas. Segundo Paulo Gentile, coordenador de Desenvolvimento de Produtos da Hydro Extrusão, a maleabilidade do alumínio garante diferentes geometrias, curvas, dobras e torções.
“Em parceria com os nossos clientes, desenvolvemos perfis diferenciados agregando design exclusivo às obras. Um exemplo é a aplicação de vidros curvados em fachadas comerciais, que se beneficiam da maleabilidade do alumínio”, diz.
Possibilidades de aplicações
O alumínio pode ser aplicado tanto em estruturas como em perfis e esquadrias, suportando grandes painéis de vidro, janelas, portas e painéis de energia solar.
Entre os cases que incluem o material da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) destacam-se a Arena do Grêmio, em Porto Alegre; o São Paulo Corporate Towers – Viol, em São Paulo; e o Yachthouse Residence Club, em Balneário Camboriú (SC). Segundo a empresa, o metal auxilia no isolamento térmico, reduz o consumo de energia e possibilita conforto acústico, além de possuir elevada condutividade térmica. O Centro de Tratamento de Superfície de Perfis de Alumínio da CBA busca agregar valor aos produtos por meio da aplicação de alta tecnologia.
Acabamentos
Os materiais de construção civil de alumínio também possuem acabamentos variados para atender os designs inovadores.
“Para nossos clientes que buscam linhas elegantes, superfícies onduladas, cores brilhantes ou brilho metálico limpo em sua arquitetura, a Novelis possui diversidade de produtos especializados”, explica Bruno Hipólito, gerente de Vendas da área de Specialties da Novelis.
“Muitos dos arranha-céus ao redor do mundo apresentam nossas fachadas e coberturas de alumínio. De estações de trem a centros de convenções, de complexos comerciais a aeroportos, escolas e aquários, os designers, arquitetos e construtores de hoje utilizam os materiais de alumínio da empresa. Eles diferenciam os edifícios, satisfazendo altos padrões de estética e desempenho”, afirma Hipólito.
Um desses cases é o Terminal 3 do Aeroporto Internacional Wuhan Tianhe, um dos mais movimentados da China, inaugurado em 2017 para atender a cerca de 35 milhões de viajantes por ano.