Para ligar o continente chileno à ilha Chiloé, estrutura de 2.750 metros terá distância maior que mil metros entre os vãos
O Governo do Chile autorizou a construção da considerada maior ponte pênsil da América Latina. Conhecida como Ponte Chacao, o empreendimento terá 2.750 metros e ligará o continente chileno à ilha Chiloé. As obras iniciaram em 2015 e estão orçadas em 740 milhões de dólares.
As obras serão realizadas pelo consórcio composto pela sul-coreana Hyundai, a francesa Systra e a norueguesa Aas-Jakobsen. Além da proposta financeira menor, o grupo se propôs a construir a ponte em 79 meses, cinco a menos do que o exigido pelo governo chileno. O projeto da ponte foi desenvolvido pelo Departamento de Estradas de Rodagem MOP.
Pelo projeto, a ponte vai ter três pilares, dos quais o mais alto terá 199 metros e ficará na margem norte de Chacao. Com 175 metros, o pilar do centro terá um formato de “y” invertido, o que, de acordo com os engenheiros responsáveis, possibilitará o equilíbrio da estrutura.
Quando pronta, a ponte receberá quatro faixas de trânsito. Segundo o governo chileno, este empreendimento se tornará um ícone para a ilha. Para contemplar a grande obra, um edifício será construído para abrigar um centro de visitação. De acordo com o governo, a construção da ponte demandará a colaboração de uma média 2 mil trabalhadores por ano.
O empreendimento começou a ser construído em fevereiro de 2015, com conclusão prevista apenas para o final de 2020.
Fonte:
Mútua/Portal Infraestrutura Urbana
Portal Itambé