O Banco XCMG SA, primeiro banco de propriedade integrante do Grupo de Máquinas para Construção de Xuzhou (XCMG) , está se preparando para executar operações no primeiro trimestre de 2020. Com sede anexa ao Parque Industrial da XCMG Brasil, em Pouso Alegre / MG, ou Banco XCMG SA tem capital inicial de R $ 100 milhões.

O anúncio oficial da abertura do banco foi realizado na última segunda-feira (6), em São Paulo, no evento que contou com a presença do CEO Global XCMG, Wang Min, do CEO América Latina XCMG, Wang Yansong, e presidente do Banco XCMG Brasil SA, GU Shiying. A empresa anunciou ainda que também pretende ampliar a operação na fábrica que foi inaugurada em Pouso Alegre (MG), em 2014, com uma ampliação de seu parque industrial, que contará com outras empresas do segmento industrial da China, em fornecedores especiais. 

Trata-se do primeiro banco do setor industrial chinês no mundo e da primeira instituição do segmento bancário com capital 100% estrangeiro a receber diretamente do Banco Central do Brasil. O objetivo é apoiar os negócios do XCMG no Brasil, além de fornecer serviços financeiros a empresas chinesas do segmento industrial em operação na América Latina, auxiliar, ao mesmo tempo, sem desenvolvimento da rede de distribuição do XCMG. “O banco XCMG serve como uma plataforma para o desenvolvimento de indústrias chinesas na América do Sul, um fim de promoção da cooperação de investimentos bilaterais, bem como o desenvolvimento econômico e comercial”, afirmou o CEO do Grupo XCMG, Wang Min.

Autorização pelo Banco Central

A autorização para a abertura do Banco XCMG SA foi concedida em outubro de 2019 pelo Banco Central, após o atendimento a todos os requisitos previstos na recuperação e participação de recursos estrangeiros no capital nacional. “Isso mostra que estamos no caminho certo no que diz respeito aos processos financeiros aplicados pela instituição e que seguem os requisitos dos órgãos reguladores brasileiros. Nos sentimos honrados e, ao mesmo tempo, reconhecemos a responsabilidade que nos foi atribuída”, afirma o CEO do Banco XCMG, GU Shiying.

“A ideia é oferecer suporte para proteção de risco cambial, por meio de operações de hedge contra possíveis e eventuais oscilações em moedas de moedas, atendendo ainda às necessidades de clientes também quanto à gestão de risco e volatilidade de preços de mercado”, enfatiza o vice-presidente do Banco XCMG, Roberto Carlos Pontes.

Negócios no Brasil

De acordo com o CEO América Latina do Grupo, Wang Yansong, a abertura do Banco XCMG Brasil SA vai apoiar a expansão dos negócios do Grupo no Brasil. “O Brasil está caminhando para uma abertura comercial que, consequentemente, vai atingir as vendas internacionais. Existe uma expectativa muito positiva quanto à recuperação econômica local local suportada por fatores conjunturais, importações administrativas, taxas de juros no mercado local – Taxa Selic nas outro fator que vale a pena é a expectativa de relação com o programa de privatizações e concessões, que está previsto para os próximos anos.

Sobre um XCMG

Fundada em 1943, um Xuzhou Construction Machinery Group (XCMG) é o maior grupo de empresas na indústria de maquinário de construção da China, com uma maior variedade e série de produtos, e uma maior competitividade e influência no setor. Ocupa atualmente ou quinto lugar na indústria mundial de maquinário de construção e quarta no top 100 da indústria chinesa de maquinário, exportando para mais de 183 países e regiões em todo o mundo.

Um XCMG atua no mercado brasileiro desde 2004. Para facilitar a expansão no país, inaugurado em 2014, o Parque Industrial de Pouso Alegre. A unidade é a primeira do grupo com operações no continente asiático e contou com investimento de mais de meio bilhão de dólares. Nela, são fabricadas máquinas pesadas, como escavadeiras, guindastes, retroescavadeiras, motoniveladoras e perfuratrizes.