O projeto CASA 88° desponta no mercado da construção civil brasileira para comprovar a viabilidade do desenvolvimento de negócios sustentáveis como uma resposta eficaz frente ao desafio atual de reconstrução do nosso planeta. Pioneira em arquitetura sustentável, a CASA 88° irá contribuir com a aplicação de estratégias para a melhora da eficiência acústica, energética e gestão dos recursos naturais durante a fase de uso dos espaços construídos, valorizando o conforto térmico e a qualidade de vida dos moradores.
Concretizado por um consórcio multidisciplinar com visão holística e inovadora, o projeto CASA 88° desponta no mercado da construção civil brasileira para comprovar a viabilidade do desenvolvimento de negócios sustentáveis como uma resposta eficaz frente ao desafio atual de re-construção do nosso planeta. Ao estabelecer premissas sustentáveis em todas as fases da CASA 88° (projeto no papel, escolha de materiais, obra, uso com indicadores de desempenho mensuráveis, manutenção e retorno dos materiais à natureza) a porta-voz e arquiteta urbanista Patricia O´Reilly, titular do escritório paulistano Atelier O´Reilly Architecture & Partners, em conjunto com as empresas consorciadas Gaia Construtora, MADO Janelas & Portas e Rewood Madeira Laminada, atenta para a importância de considerar a inovação tecnológica em sintonia com aspectos econômicos, ambientais, sociais e culturais para todo o ciclo de vida de um empreendimento. Pioneira em arquitetura sustentável, a CASA 88° irá contribuir com a aplicação de estratégias para a melhora da eficiência acústica, energética e gestão dos recursos naturais durante a fase de uso dos espaços construídos, valorizando o conforto térmico e a qualidade de vida dos moradores. Será implantado um sistema de monitoramento de dados com indicadores mensuráveis para o desempenho tanto durante a obra quanto na etapa de uso dos espaços. Este sistema é da empresa Minipa e estará em funcionamento durante 1 ano, em todas as estações climáticas. O objetivo é gerar parâmetros e um histórico de resultados de aplicação de estratégias ativas e passivas que irão contribuir para o desenho de novos empreendimentos. Uma iniciativa que poderá estimular a expansão da construção civil sustentável pautada na efetiva redução dos impactos ao entorno e meio ambiente, sempre em sintonia com as necessidades humanas.
Estratégias Sustentáveis
1. Reflexão – Cobertura branca, redução ilha de calor
2. Radiação Solar Face Norte – Produção de energia Fotovoltaica
3. Abertura Lateral – Entrada de Radiação no inverno, Sol como bactericida e renovação do ar
4. Beiral – Protege a entrada da entrada da radiação no verão e permite a entrada da radiação no inverno
5. Massa Térmica – Irradiação de calor a noite, absorvido durante o dia
6. Abertura Zenital nos banheiros – Iluminação e ventilação natural
7. Cobertura Verde – Isolamento térmico e acústico
8. Paisagismo Nativo – Redução do consumo de água, Xeropaisagismo, preservação do bioma local.
9. Captação de águas pluviais – Coleta de água da chuva em cisterna.
10. Reuso de água da chuva – Filtragem e reutilização de água através do sistema de irrigação por gotejamento e vasos sanitários com Dual Flux.
11. Ventilação Cruzada – Aberturas voltadas para orientação dos ventos predominantes e saída do ar quente nas aberturas altas na fachada oposta.
12. Lareira – Com aproveitamento de calor.
13. Conforto Térmico – Temperatura média mantida através das estratégias passivas.
14. Materiais – Reciclados e reaproveitados sem COV´s.
15. Madeiras – Certificadas.
16. Metais – De baixa vazão, mono comandos e com aeradores para redução de consumo
17. Sistema de tratamento – em wetlands construídos de fluxo horizontal sub-superficial.
18. Produção de energia eólica
Wave Stud®
A CASA 88° foi concebida para comprovar a viabilidade do desenvolvimento de empreendimentos com estratégias e sistemas construtivos sustentáveis, sendo o principal destaque da iniciativa a estrutura para cobertura Wave Stud®. Estética e funcionalidade estão presentes na cobertura Wave Stud®, uma solução inédita no Brasil projetada para a melhora do desempenho térmico e acústico da residência e benefício estético, sendo, ainda, protagonista da captação e reaproveitamento de água da chuva por recolher em suas curvas a água até um ponto de recepção. Com desenho contemporâneo e plasticidade orgânica inspirada nas formas arquitetônicas das estruturas concebidas pelo catalão Antoni Gaudí , a cobertura da CASA 88° reúne a beleza do design curvilíneo ao necessário movimento fluido do ar para o excelente desempenho da ventilação cruzada, o que resulta em conforto térmico aos moradores. Integradas à arquitetura, células fotovoltaicas flexíveis estão entre os elementos da cobertura Wave Stud®, o que ressalta a importância desta inovação tecnológica para maximizar o desempenho energético no empreendimento.
Galeria
Ficha Técnica
Equipe de projetistas e consultores:
Projeto Estrutural em concreto e fundação: Benedicts Engenharia Projeto Estrutural em madeira: Callia Madeiras Projeto de Climatização/Ar condicionado: Logitec Projetos Projeto de análise de materiais: Matéria Lab Projeto de Iluminação: Ana Spina Lighting Designer Projeto de Instalações Elétricas e Hidráulicas: Interplanus Engenharia Projeto de Interiores: Clariça Lima Arquitetura e Paisagismo Projeto de Paisagismo: Adriana Mavignier Madeira Paisagismo Projeto/Consultoria de Acústica: Akkerman Projetos Acústicos Projeto de Esquadrias: Mado Janelas e Portas Estudos e simulações para conforto ambiental e Sustentabilidade: Atelier O’Reilly Architecture & Partners Projeto de energias renováveis: MW8 Sustainable Technologies Sistema de Segurança: Assistência Telecom
Produtos / Fornecedores / Prestadores de serviço
Design mobiliário: Pedro Petry / Mobiliário em madeira certificada Madeiras laminadas: Rewood / Estruturas em madeira laminada colada certificada Esquadrias: Mado Janelas e Portas / Janelas e Portas de alto padrão em madeira de reflorestamento Sistema construtivo sustentável: Tecverde / Paredes em wood frame Captação de água pluvial: Megapress / Captação e tratamento de água pluvial
Confira a entrevista concedida por Patricia O´Reilly – arquiteta urbanista titular do escritório Atelier O´Reilly Architecture & Partners, Para o Portal Metálica CLIQUE AQUI