Conheça o protótipo de residência 100% desenvolvido sob os princípios da sustentabilidade

Com partido em L, casa projetada para receber amigos e familiares aproveita bem o terreno e dispõe de amplas áreas para convivência

Sustentabilidade. Essa é a bandeira que a Casa Aqua busca levantar. Desenvolvida a partir de materiais e soluções que economizam recursos naturais, reduzem a poluição e respeitam o meio ambiente, a casa foi atração da Expo Ambiental 2010. Descubra um pouco mais sobre essa casa que é ícone da construção sustentável.

O início da história

A Casa Aqua foi lançada na Feicon (Feira Internacional da Construção), em 2009. “Ela surgiu com o intuito de divulgar o processo de certificação Aqua”, conta Bruno Casagrande responsável pelo setor de Desenvolvimento de Negócios da Fundação Vanzolini. A casa representa na prática as medidas sustentáveis que atendem aos critérios do Referencial Técnico de Certificação da Construção Sustentável – Processo Aqua.

A certificação Aqua

Desenvolvida a partir de 2007 pela Fundação Vanzolini em parceria com os Departamentos de Engenharia de Produção e de Construção Civil da Poli/USP, a certificação Aqua mede, de forma “inegável e inequívoca”, a qualidade ambiental do empreendimento (AQUA = alta qualidade ambiental). O modelo adotado no Brasil é baseado no HQE (Haute Qualité Environnementale), modelo francês de certificação sustentável. Para conquistar esse certificado, é preciso passar pelas etapas do Processo Aqua e atender às categorias da Qualidade Ambiental do Edifício (QAE): 14 no total. Essas categorias visam classificar o empreendimento quanto aos impactos desse sobre o ambiente exterior e à criação de um espaço sadio e confortável. O processo Aqua traz uma série de benefícios tanto para quem constrói como para quem compra o estabelecimento. Tais medidas refletem em benfeitorias sócio-ambientais, tais como: menor consumo de água, energia, redução da poluição, das emissões de gases de Efeito Estufa, da produção de resíduos, entre outros. A empresa Leroy Merlin, patrocinadora oficial da Casa Aqua, tem uma de suas lojas integralmente certificada: o estabelecimento que fica na cidade de Niterói, no Rio de Janeiro.

Conhecendo a Casa Aqua

Projetada pelo escritório de arquitetura Rodrigo Mindlin Loeb com base nos conceitos Aqua e executada pela Inovatech Engenharia, a Casa Aqua foi inteiramente construída com os produtos Leroy Merlin. “Participar desse projeto é importante, pois demonstra nosso genuíno engajamento na questão da sustentabilidade”, afirma Marco Galo, gerente de marketing da Leroy Merlin. Prova desse engajamento é a grande oferta de produtos com características sustentáveis que a marca oferece em suas lojas – mais de 1800 – e também a criação de um Comitê Interno de Desenvolvimento Sustentável. “São ações de dimensão social”, defende Galo. Para o profissional da Vanzolini, Bruno Casagrande, a casa demonstra “as possibilidades de se mostrar o uso do material sustentável”. De acordo com o arquiteto Rafael Passarelli, do escritório Rodrigo Mindlin Loeb, a casa tem outra representação: “é uma mudança no pensamento de projetar, você projeta com foco na sustentabilidade.” Compõem os itens sustentáveis da casa Aqua os seguintes produtos: – aquecimento solar; – cisterna para captação de água de chuva; – lâmpada fluorescente; – tinta à base d’água; – esquadria de alumínio reciclado; – painel de eucalipto, piso laminado e porta – – produzidos com madeira de reflorestamento; – chapa feita a partir de alumínio; – papel e plásticos reciclados; – argila para isolamento térmico; – misturador monocomando para chuveiro; – lâmpada LED; – elemento vazado; – bloco de concreto celular; – vaso sanitário com caixa acoplada duplo fluxo; – telhas de fibra de celulose.

O custo da sustentabilidade

O que será que pesou mais na escolha dos produtos e no projeto da casa: preço ou características sustentáveis? De acordo com o arquiteto Rafael Passarelli, a escolha dos produtos, é uma mistura dos dois: “inicialmente você busca o melhor material e depois você vê se o preço se adéqua”, explica. A Casa Aqua tem 40 m2 e custo estimado em 45 mil reais, um pouco mais de mil reais por metro quadrado construído. O modelo exposto na Expo Ambiental 2010 é o protótipo em escala real de uma casa sustentável para moradia popular.

Confira a seguir as imagens da Casa Aqua:

         
 

         
 

         
 

Fonte: Portal [email protected] Fotos: Portal [email protected] e Escritório de Arquitetura Rodrigo Mindlin Loeb