Arquitetura Minimalista: O projeto admirável de Marco Brajovic

O arquiteto e designer croata, Marko Brajovic é mais um que caiu de amores pelo Brasil e veio aboletar-se em terras brasileiras. Marko que já havia viajado pelo mundo afora, abandonou Barcelona onde morava na época e montou o ateliê em São Paulo onde se estabeleceu definitivamente. Atualmente a mais nova e famosa criação do designer é a ARCA, nome que foi dado ao projeto pelos moradores do local e que foi adotado oficialmente pelo próprio arquiteto como título da obra.

Uma arca em meio à floresta

Fachada da frente e atrás da casa

A casa possui uma estrutura metálica é uma interpretação contemporânea do modelo de casa dos Surini no Xingu.

Integração natural com o ambiente… perfeitamente à vontade à sombra das palmeiras.

A parte central da casa é composta por uma sala de estar, cozinha e sala de jantar.

Os dormitórios que possuem paredes revestidas de madeira abrem para o terraço.

 

 

Detalhes externos da estrutura

A ARCA foi construída nas proximidades da Cachoeira de Perequé.

O exterior possui uma iluminação especial que cria uma atmosfera surpreendente à noite.

Solitária, a casa proporciona uma experiência de intimidade única.

O Conceito da Obra… De acordo com Marko Brajovic, criador e idealizador do projeto, a casa começou a ser chamada de ARCA pelos moradores do local por se parecer com um navio no meio da mata. ‘’Na verdade se olharmos de um jeito bem humorado, diz ele, a casa é de certa forma um navio ancorado em terra’’. O projeto surgiu da vontade de construir uma casa semelhante a um tipo específico de moradia indígena que Marko conheceu no Brasil. A casa foi projetada à semelhança de uma ‘’oca’’ Surini, tribo que subsiste ainda hoje do Médio Xingu.   Na visão do arquiteto a edificação pode e deve ser considerada uma construção independente, pois se integra perfeitamente ao ambiente à sua volta, causando o menor impacto possível ao entorno. Para atingir esse objetivo, os arquitetos optaram por utilizar uma espécie de concha metálica ao mesmo tempo em que serve de teto e parede, também é aproveitada para fazer o da obra acabamento. As peças fabricadas em Galvalume (liga de aço, alumínio e zinco) foram montadas ali mesmo no local e pasmem em apenas uma semana. A ‘’ARCA’’ é bastante prática, dizem pode ser facilmente desmontada e instalada em outro local a nosso bel prazer. Incrível, não? As paredes revestidas de madeira por dentro possuem apenas três cm de espessura, entretanto são reforçadas internamente com aço, o que ‘’segura’’ toda a estrutura. A ‘’casa-navio’’ é espaçosa o suficiente para abrigar dois casais com crianças e tudo, possui uma cozinha equipada, banheiro e um espaço que funciona como sala de estar e ás vezes como espaço de criação para o artista. A ARCA atualmente está instalada próximo à Cachoeira de Perequé, que faz fronteira com o Parque Nacional de Bocaina a 10 km da cidade de Paraty, uma cidade de ares coloniais, famosa por sua cultura e tesouros naturais.

 

 

O arquiteto, a esposa Teka e os filhos do casal.

Plantas da Construção.

 

     
     

Informações do projeto:

Nome: Arca Modelo: Residência. Projetado pelo Marko Brajovic Diretor de criação: Arquiteto Marko Brajovic Diretor do projeto: Bruno bezerra Arquiteto assistente: Lucas de Sordi Estrutura da Casca: Exporax Área Construída: 130m2 Medidas: 12 m comprimento X 10,5 largura X 5,8 Altura Localização: Paraty, Brasil.

Todas as imagens foram gentilmente cedidas por Marco Brajovic.

 

Fotografias: Victor Affaro

Equipe de Redação Portal Metálica – Lia Gonzaga Data de revisão: 07/2019