Tecnologia e natureza são parceiras em projeto genial

Esse será o ano de inauguração de talvez um dos maiores projetos do arquiteto Renzo Piano, considerado um gênio contemporâneo dentro do setor. Resultado da parceria de dois mestres da atualidade, o Centro de Arte Botín tem visual desenhado por Piano e o arquiteto Luis Vidal.
Iniciou as obras em 2012, o Centro de Arte Botín, na Espanha, e foi inaugurado oficialmente em 2016. Ele já conta com algumas de suas estruturas abertas ao público, como seu lindo Jardín Pereda, retrato da própria harmonia entre natureza e a cidade.
Com cerca de 6.000 m² entre suas mais diversas estruturas, o Centro foi construído onde antes era um estacionamento, e sua proximidade com o mar permite uma comunhão perfeita entre cidade e natureza, conectando o visual da metrópole à sua baía.

Vidro e Aço

Com amplas estruturas em aço expostas no exterior do prédio, além de suas paredes de vidro, o Centro reúne em sua imagem modernidade e estilo. Foram exploradas figuras geométricas e bordas arredondadas, dando ao prédio um aspecto etéreo e de conotações futuristas.
Localizado numa das principais cidades turísticas da Espanha, o Centro de Arte Botín pretende ser referência entre centros culturais ao redor do mundo, e reunirá galeria de arte, espaço educacional e praça pública, incluindo seu anfiteatro e jardim.

Estilo ousado de um dos maiores arquitetos do mundo

Ousado e sempre inovador, Piano é famoso pela utilização da chamada arquitetura high-tech. Conhecido também por seus diversos projetos na área cultural, ele é autor de museus, centros culturais e bibliotecas ao redor de todo o mundo. Hoje dono da Renzo Piano Building Workshop (RPBW), o arquiteto Renzo Piano dispõe de mais de 100 profissionais em sua empresa. A RPBW já possui sedes em Genebra, Paris e Nova Iorque.
O Centro Botín, como seu primeiro projeto na Espanha, não podia ser diferente no quesito inovação. Instalado na cidade espanhola Santander, a construção expõe altivez e visual futurista, contrastando com a beleza natural que a própria cidade já possui.

Arte high-tech em forma de arquitetura

A tecnologia arrojada é uma das características mais destacadas nos projetos de Renzo. O projeto mais famoso de Renzo Piano, o Centro Georges Pompidou, em Paris, é um exemplo de sua arte em forma de arquitetura, e expõe do melhor jeito high-tech tubulações aparentes, estruturas em aço visíveis e outros elementos.

O modelo, que vem de uma variação da arquitetura pós-modernista, exibe partes da estrutura de construção como peças decorativas essenciais no ambiente e apresenta profundas semelhanças ao seu projeto no Centro de Arte Botín, com suas amplas estruturas em aço ao redor de todo o prédio garantindo fidelidade ao estilo arquitetônico que deu a Piano parte de sua fama.
A própria cor e estrutura do Centro o faz parecer um prédio vindo direto do que imaginamos ser uma obra além do tempo . Com suas cores neutras, detalhes transparentes e o tom rígido do aço, a peça de arte arquitetônica idealizada por Piano é impossível de ser ignorada. As amplas paredes de vidro refletem o mar e criam uma aura transcendental e carismática.

Mais de 2.500 m² dedicados a arte

O Centro Botín faz parte de uma iniciativa da Fundação Botín, a maior da Espanha dedicada a produção de projetos sociais e espaços culturais no país. Foram investidos mais de US$ 150 milhões.
Ativa desde 1964, a Fundação promove o acesso à cultura e educação cultural através de projetos como o seu Centro de Arte Botín. Hoje, ela já está presente em lugares da América Latina, além de varias cidades na Espanha. Com dois andares de galeria, em quase 2.500 m² dedicados à pura arte, o Centro de Arte Botín também servirá para apresentações teatrais e exibições de filmes, através do anfiteatro instalado na praça de convivência do lado de fora do prédio. O Centro promoverá treinamento de áreas criativas para a comunidade de Santander, além das atividades culturais.

Harmonia entre cidade e natureza

Um de seus detalhes mais encantadores está no píer sobre o mar, certificando à construção plena harmonia entre natureza e cidade. Nas mãos de Piano e Vidal, a aparência extremamente tecnológica ganha um viés delicado e pronto para compor a paisagem junto ao que a natureza já conseguiu fazer sozinha. Da mesma forma, os edifícios do Centro não impedem a passagem de pedestres, que possuem livre passagem até o mar. Já seu envoltório foi formado por pequenas peças de cerâmica de forma que simulassem o crescimento de células.

     

O Jardín Pereda, um dos trechos já inaugurados do Centro, oferece um espaço de socialização tranquilo e harmônico em meio a cidade. Todo verão, são realizados diversos eventos culturais no espaço, entre apresentações musicais no anfiteatro, sessões de cinema até concursos de fotografia.

Ficha Técnica:

Nome: Centro Botín | Renzo Piano e Luis Vidal
Arquitetos Responsáveis: Renzo Piano e Luis Vidal
Construção:2012-2016
Localização: Santander, Cantabria, Espanha
Área:6.000 m²
Materiais empregados: Predominância do aço e do vidro.
Orçamento: R$ 500 milhões

Fonte: Equipe Portal Metálica – Lia Gonzaga