Construído sobre o lago artificial do Lotus Park, este edifício foi concebido como uma forma escultural habitável, inspirado na flor do lótus, um dos símbolos da cultura chinesa.

Localizado no Wujin em Changzhou, o Lotus Park ocupa uma área de 3,5 hectares, e foi concebido para ser utilizado durante todo o ano com eventos culturais e recreativos tanto durante o dia quanto durante a noite. O parque possui um programa claro e ativo de funções e inclui a Galeria W, um novo museu de arte contemporânea e de áreas de entretenimento e restaurantes. Os temas da sustentabilidade ambiental, educação, lazer e programas comunitários focados artes são fundamentais para a criação e sucesso do programa de parque.

No centro do lago artificial, acaba de ser concluída a construção do Centro de Exposições e Conferências. Este edifício se inspira nas fases da flor de lótus desabrochando do botão à flor completamente aberta.  A construção se apoia numa estrutura de dois andares subterrânea remanescente de um antigo prédio municipal.

O novo edifício abriga também parte do Gabinete de Planejamento da cidade e diversas salas de reunião. Embora tenha uma finalidade prática, o projeto foi concebido como uma forma escultural habitável.

As gigantescas pétalas que envolvem o edifício são formadas por nervuras metálicas recobertas por mosaicos, que criam um suave dégradé de cor que varia do branco ao bege e rosa, valorizado ainda mais durante a noite em que o projeto de iluminação cria um show de luzes.

         

O formato em que o prédio foi construído tem também a finalidade de minimizar o uso de energia. O projeto mistura ventilação natural e no edifício foram instaladas mais de 2.500 pilhas geotérmicas, que são impulsionadas pela água do próprio lago.  Toda amassa d’água do lago é utilizada para pré-resfriar (no verão) e pré-aquecer (no inverno) os sistemas de ar condicionado da Lotus e do edifício de dois pisos sob o lago.

   

O projeto foi desenvolvido pelo escritório australiano Studio 505 e atualmente  Lotus Center e o Parque público tornou-se um dos mais populares pontos turísticos de Wujin com uma contribuição duradoura da vida social e cultural da cidade.

        

Vídeo:

•    Cliente: Wujin District People’s Government
•    Arquitetura: studio505
•    Fotografias: John Gollings

Fonte:

Studio505 / www.studio505.com.au