Composto por um prédio de escritórios chamado Park Tower e um shopping center com mais de 120 lojas, possui um magnífico jardim em sua cobertura. O Namba Parks possui uma área total de 32 mil metros quadrados – o parque foi construído onde era o antigo estádio de beisebol da cidade, inaugurado em outubro de 2003.  O projeto foi selecionado como um dos vencedores do concurso asiático Urban Land Institute’s (ULI) 2009 Award of Excellence.

         

O Complexo empresarial e comercial  foi projetado por Jon Jerde Associados que também participaram dos projetos do Canal City Hakata (Fukuoka), Riverwalk Kitakyushu e Roppongi Hills (Tokyo)

Dada à localização, adjacente à Estação Ferroviária de Namba, a primeira parada de trem após o Aeroporto de Kansai, foi construído um corredor de acesso direto que ligou o complexo verde urbano à estação.

Ao lado de uma torre de 30 andares, o projeto oferece um centro comercial coroado com um parque panorâmico que atravessa vários blocos, enquanto gradualmente ascende os oito níveis do complexo. Namba Park cria uma nova experiência natural para Osaka, que celebra a interação das pessoas, cultura e recreação.

Além de fornecer um componente verde altamente visível em uma cidade onde a natureza é escassa, o parque é refresco para os olhos dos transeuntes, que podem desfrutar dos seus bosques de árvores, aglomerados de rochas, penhascos, gramados, riachos, cachoeiras, lagoas e terraços exteriores, que se estendem por vários quarteirões do bairro de Namba, em Osaka. As lojas estão localizadas do 2° ao 5° andares. Já no 6°andar, se abre uma grande praça de alimentação, com restaurantes de várias nacionalidades e possui ainda outras opções de entretenimento, como um anfiteatro para shows ao vivo e outros espaços recreativos.

         

Como o complexo verde está distribuído em 8 níveis, os visitantes são obrigados literalmente a apreciar a paisagem, cuja sensação, muitas vezes os fazem lembrar que estão subindo ao topo de uma montanha, quando na verdade, estão no centro da cidade. Durante o percurso, os visitantes são presenteados com muito verde, ar puro e lugares tranquilos para relaxar e até jantar.

Logo abaixo do parque, uma estrutura que lembra um grande “canyon” esculpe o caminho no interior do shopping. Segundo os arquitetos, Namba Park é um exemplo de economia urbana aliada à qualidade de design verde, que se unem em um único objetivo.

         

 

Arquitetura:  Obayashi Corporation
Arquitetura paisagistica: EDAW, Inc.
Iluminação Joe Kaplan Architectural Lighting

Fonte: Japão em Foco