Conceito BIM: O futuro dos projetos na construção civil.

Ainda em sua fase de desenvolvimento, o BIM, traduzido para o português como modelagem da informação da construção, trata-se de um conceito de projetos para construção civil que se diferencia muito do modelo usual que está em atividade nos dias de hoje. Apresentaremos o conceito de quais as suas funcionalidades e vantagens em relação nossos softwares atuais para projetos.

Entendendo o BIM.

O Buildling Information Modeling é um modelo que trabalha visando não somente desenhar o projeto, mas também ajuda o engenheiro no planejamento do seu trabalho, ou seja, esse sistema facilitará o serviço, pois ao reproduzir os modelos semelhantes as obras finais, exibirá também toda a sua extensa lista de materiais, serviços e outras ocupações que poderão ser inseridos nesse novo processo, objetivando ser a forma mais eficiente de projetar a edificação.

Na prática, o BIM, visa integrar e consolidar todas as informações da obra em apenas uma plataforma, tendo a disposição informações aprofundadas sobre cada etapa dá construção; não somente a parte de processos construtivos, mas também o planejamento com gastos de materiais e outros processos administrativos. Isso pode ser transmitido com um software, que não somente apresente o projeto em formato 2D ou 3D, mas também exemplifique quais os tipos de materiais serão utilizados naquele serviço, a quantidade de material que será utilizado e, podendo até mesmo ser identificado, o tipo de material e o seu fornecedor.

No seu conceito, todos os envolvidos na obra a ser executada, podem trabalhar de uma maneira conjunta e utilizar ao mesmo tempo, o mesmo arquivo, adicionando e editando os dados que competem a sua área e enxergando as atualizações, em tempo real, da situação do cronograma e do andamento dá construção.

Principais vantagens do sistema BIM.

Com toda a certeza, a maior vantagem operacional do sistema BIM, é o trabalho em conjunto de todas as camadas dá engenharia civil, desde o processo de planejamento dos projetos até a execução da obra no geral. É possível ainda verificar, com essa ferramenta, as possíveis interferências externas da natureza que a construção estará exposta ao longo de sua vida útil, estabelecendo limites seguros para a sua utilização.

Outra característica do processo, que pode ser definido como uma vantagem, é o maior comprometimento no cumprimento das datas estipuladas do cronograma da obra, já que todos os problemas e oportunidade de soluções podem ser testadas quase que se simultaneamente, com o decorrer da obra, afinal todas as opções serão atualizadas diariamente, em todas as fases da obra, reduzindo assim curtos, otimizando recursos e proporcionando uma comunicação mais eficiente entre todos os responsáveis.

Apesar de toda as melhorias que o processo BIM vem apresentando, em relação aos processos convencionais de projetos, é necessário frisar que toda mudança deve ser executada de maneira tranquila e munida de toda qualificação necessária. Entenda a seguir.

Investindo no conhecimento e reduzindo riscos sobre o sistema BIM

Por se tratar de um processo totalmente aberto, em que todos participam, o BIM também pede o emprego de recursos financeiros a fim de fornecer conhecimentos aprofundados sobre o tema e também o uso de mecanismos e ferramentas que são especializados em cada etapa de todo o planejamento.

O sistema ainda exige o conhecimento, em tecnologia, de todo o sistema produtivo, desde quem projeta até fornecedores, montadores, instaladores e, ainda mais, dos gestores envolvidos com o software, já que a modelagem é integrada por todas as áreas, fazendo a necessidade de estudos minuciosos do desenho para que a execução seja realizada com as menores alterações possíveis referente ao projeto, tendo o objetivo de reduzir custos, reduzir desperdício de recursos, de tempo e de dinheiro.

Logo todo esse processo de mudança para um sistema totalmente inovador, e ainda em desenvolvimento em países europeus, deve ser acompanhado de perto por responsáveis financeiros, já que a instalação de softwares e preparação de mão de obra para o seu uso, devem receber um investimento alto se comparado ao processo utilizado hoje em dia.

Enfim, toda a tecnologia empregada no sistema BIM, nos mostra que a construção civil está em constante evolução, visando sempre a melhoria e o desenvolvimento contínuo em todas as áreas, para se ter cada vez mais à segurança e proporcionando os mais diversos benefícios aos projetos definidos.