Transportado do chão de fábrica direto para o interior de ambientes com decoração bem elaborada, o concreto polido é versátil e resistente, que pode ser usado em praticamente todos os cômodos de uma casa. O piso, que confere um visual moderno, fica bem em espaços residenciais e comerciais, principalmente porque, além de bonito, traz benefícios práticos.

Segundo a arquiteta Maria Isabel Guerreiro, entre as vantagens do concreto polido estão maior durabilidade e resistência que a maioria dos pisos, fácil manutenção e acumulo de resíduos reduzido, o que evita a formação da poeira. Além disso, é boa pedida para obras sustentáveis, porque o piso de concreto polido já é o contrapiso desempenado, o que gera menos entulho, enquanto outros pisos necessitam do contrapiso, mais a aplicação do piso.

Para que o acabamento seja o melhor possível, a aplicação deve ser rápida e sem atrasos, isso porque este concreto vem com uma quantidade de retardador de pega (retarda o endurecimento) menor ou quase zero—vale recomendar à concretaria que o material seja aplicado com traço para piso acabado ou traço para piso polido, segundo Maria Isabel. Para se ter ideia, depois de aplicado, o concreto demora de quatro a cinco horas para “dar pega” (endurecer um pouco) e, depois disso, uma acabadora deve tratar a superfície durante cinco ou seis horas, até que fique liso.

Por esse motivo, o serviço deve começar nos primeiros horários da manhã. “Os cuidados evitam uma das patologias mais comuns nesse tipo de piso, que são lascamento ou delaminação. O dano ocorre por causa de polimento prematuro ou do emprego de um concreto inadequado. Além disso, é fundamental que a mão de obra seja especializada”, orienta Maria Isabel.

Ela relata ter ouvido de diversas pessoas que a aplicação do piso polido em casa não ficou bom, porque a mão de obra não era especializada. Portanto, para qualquer obra ou reforma a arquiteta recomenda a contratação de um profissional para acompanhar os serviços, um arquiteto licenciado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) ou um engenheiro licenciado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea). É melhor esperar até encontrar mão de obra especializada a se arriscar e perder dinheiro.

Estimativa

R$12. É quando custa, em média, o metro quadrado do piso polido pronto, o que inclui preparação da área + materiais + polimento + mão de obra.

Diferença

Piso de concreto polido é diferente de cimento queimado. Os produtos e forma de aplicação são distintos, bem como o valor para a aplicação (o cimento queimado é mais caro) e a resistência, que é maior no piso de concreto polido.

Há alternativas ao concreto polido

Se a mão de obra para aplicação de concreto polido estiver escassa, é melhor não arriscar e procurar especialistas em outras áreas. Por exemplo: se o desejo de decorar um ambiente continuar, sem abrir mão do concreto polido, há alternativas. Segundo a arquiteta Maria Isabel Guerreiro, os produtos que causam “efeito concreto” podem ser aplicados inclusive na parede.
Ela conta que há disponíveis no mercado desde porcelanatos a tintas e texturas – mas o serviço também exige mão de obra especializada. E frisa que depois de aplicados, esses produtos deixam dúvidas sobre que tipo de material foi utilizado.

“Esses materiais possibilitam que o efeito seja garantido em qualquer superfície”, diz.

Fonte:

Obras24Horas

http://obra24horas.com.br/materias/decoracao-de-interiores/concreto-decora-a-casa