Nova sede do Rio 2016 usou 1.368 módulos habitacionais

A nova sede do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 chamou a atenção da mídia nacional pela inovação e preocupação com o meio ambiente. O prédio, de 20.938 m², foi erguido com uma tecnologia de sistema modular, que favoreceu a parte estrutural do edifício, diminuindo o uso de concreto e alvenaria.
No total, foram usados 1.368 módulos habitacionais. Cada um deles tem 6 x 2,44 m e possui estruturas de aço pré-moldadas que já chegam prontas no local da obra, o que possibilita uma construção três vezes mais rápida, com o mínimo de descarte de entulho. depois de montados e encaixotados, esses módulos são revestidos em ACM com vidros laminados verdes de 10 mm.

                   

Os vidros foram fornecidos pelo Grupo Paris. A empresa calcula que a obra usou 6,5 mil metros de vidro laminado refletivo verde, com espessuras de 8 mm e 10 mm. A instalação dos vidros começou no ano passado. E neste ano, a última fase da obra deve ser finalizada. A sede está localizada na Cidade Nova, no centro do Rio de Janeiro. E após os Jogos poderá ser desmontada e reutilizada para outro fim.

Fonte: Sincavidro – Sindicato do Vidro Plano do Rio de Janeiro