Definições e características do Steel Frame na construção civil.

O Steel frame pode ser definido como um processo construtivo que utiliza peças de aço galvanizado e alumínio para formarem um elemento principal estrutural sua utilização pode ocorrer desde a fundação por fechamentos estruturas e até mesmo o complemento final.

Com a mudança de material no mercado esse processo construtivo depois, mas ser mais utilizados nas construções a partir dá percepção de engenheiros para a utilização tu aço em sistemas construtivos completos.

Da fundação até o telhado – O uso de steel frame.

O steel frame conhecido também como light Steel frame tem a utilização desde a função até o sistema totalmente estrutural, onde seu fechamento é feito com placas que podem ser de madeiras além de placas cimentícias e até mesmo drywall.

Os perfis de fechamento podem ser posicionados nos locais desejados e os painéis são encaixados de maneira a ter uma parede comum. após o fechamento realizado a montagem da estrutura do telhado é realizado por cima dessa base sendo encaixadas e fixados e por fim sendo coberto ponteiras cerâmica ó Lages de aço galvanizado que são revestidas com madeiras ou lajes pré-moldadas.

Sua utilização é recomendada para qualquer tipo de construção onde a aplicação de esforços não seja superior há um prédio de até quatro andares, porém quem opta por utilizar esse processo construtivo, que resiste aos trabalhos solicitados, obtém um peso próprio muito menor, fazendo com que a edificação se torne leve se comparado ao sistema tradicional de concreto.

Principais vantagens do sistema construtivo em Steel frame.

As principais características podem ser definidas como:

  1. Durabilidade
  2. Redução de resíduos
  3. Limpeza do canteiro de obra
  4. Maior área final
  5. Menor movimentação de materiais

a durabilidade do material pode alcançar até 300 anos em construções onde esse sistema é implantado de maneira correta e eficiente além de reduzir os custos e também diminuir a manutenção ao longo do tempo.

estrutura gente Steel frame característica desse menos poluente ao meio ambiente sendo considerado um modelo sustentável de construção já que sua matéria-prima pode ser reciclada além de gerar menos resíduos você comparado aos desperdícios de um sistema construtivo convencional.

Esse método é altamente eficaz visto que seu processo é realizado através de encaixe fazendo com que é suas peças sejam específicas para cada processo e não haja retalhos ou rebarbas ou ainda a necessidade de quebras de insumos o que acaba gerando uma menor quantidade de resíduos.

área final de uma obra pode ser maior do que se utilizar um processo construtivo de alvenaria já que as espessuras de paredes e fechamentos do sistema de still frame é consideravelmente melhor em relação ao processo convencional.

Possui peças que são encaixadas em seus processos e são mais rápidos de serem montadas, ou seja, apresentam menos etapas de sistemas construtivos, acarretando num menor tempo de movimentação de materiais.

Desafios na utilização do steel frame.

Os dois maiores desafios na hora da utilização do Steel Frame, limita-se a necessidade de uma mão de obra especializada para instalação e montagem durante todo o processo, além de que todo o seu uso deve ser regulamentado e seguido pelas normas técnicas, que vão desde a extrusão de perfis para o uso específico na construção civil, até o dimensionamento exato desses materiais para execução correta na obra.

Dito isso, se trata de um processo inovador na construção, que possui uma alta durabilidade e diversos benefícios, tendo uma grande capacidade de se tornar tendência no Brasil, sendo reconhecido pelo alto desempenho e sustentabilidade na sua área.