Cargas de construção, movimentação de pessoas ou mudanças climáticas podem causar deformação do feixe estrutural.

Muitos edifícios possuem uma estrutura de aço para suportar seu peso, do mobiliário e de todas as pessoas que trabalham ou visitam. Outros materiais podem ser usados para suportar os prédios, incluindo betão reforçado, que é concreto com uma armação de aço interna chamada rebarra (ou rebar).

Arquitetos projetam a estrutura da viga usando cálculos para as várias tensões que ocorrem a partir do peso edifício, pessoas ou veículos e os eventuais efeitos naturais (vento, chuva, etc).

O estresse pode causar deflexão da viga, que é a flexão ou torção dos membros estruturais devido às cargas de construção, movimentação de pessoas ou mudanças climáticas.

Vigas estruturais podem ser expostas a diferentes tipos de estresse. Tensão é uma força que puxa o feixe e o desgasta. O aço resiste bem, mas o concreto não. Rebar é colocado dentro de estruturas de concreto reforçado para resistir a forças de tensão.

A compressão é uma força que empurra ambas as extremidades de uma viga em direção ao meio. Qualquer parede vertical ou feixe está sob tensão de compressão a partir do peso do edifício acima dela.

O concreto (ou betão) resiste de forma excelente às forças de compressão e o aço um pouco menos, pois pode dobrar. Por isso, o aço estrutural é produzido em uma forma que se parece com uma letra “I”, chamado de viga. Elas são concebidas com duas placas de aço colocadas a 90 graus de uma viga principal e correndo por todo o comprimento da mesma, para evitar a torção ou flexão.

A quantidade de deflexão do feixe depende do tamanho, dos materiais utilizados e do peso e a posição de qualquer objeto colocado sobre ela

Um pavimento de concreto vertido sobre uma estrutura de viga de aço pode ter pequena deflexão, porque o peso do chão é distribuído ou espalha-se uniformemente sobre a superfície do feixe inteiro. Vigas verticais das paredes devem ser concebidas para suportar o peso, chamada carga, do aço e do pavimento para evitar qualquer deformação das paredes.

Uma viga pode defletir mais se um grande peso é colocado num ponto mais distante, onde o feixe é suportado ou anexado ao edifício. Este tipo de carga é muito importante para os cálculos de deflexão de feixe e pode exigir feixes adicionais ou paredes de suporte abaixo do ponto de deformação máxima. Vigas suportadas apenas em uma extremidade também devem ser cuidadosamente analisadas para deflexão do feixe.

Qualquer estrutura apoiada em uma extremidade é chamada de cantilever (ou balanço) e é comumente usada para varandas, calçadas, telhados e desenhos salientes.

O balanço deve ser cuidadosamente projetado para suportar as cargas máximas esperadas de objetos ou pessoas, bem como apresentar um fator de segurança generoso. Cabos que se estendem até o andar de cima ou postes de apoio podem ser adicionados para suportar cargas extras, mas isso possivelmente afeta a estética ou apelo visual do projeto.

Outra preocupação é a vibração, que é uma forma de deflexão do feixe. Terremotos, ventos e circulação de pessoas ou veículos podem causar movimentos repetidos – perceptíveis ou não – no aço estrutural ou concreto. Vibrações maiores danificam as paredes ou mobiliário ou mesmo conduzem à destruição do edifício. Isto pode ocorrer de maneira diferente dependendo do local onde os feixes são suportados e devem ser incluídos no desenho de estruturas de aço ou concreto.

Fonte:

Manutenção & Suprimentos