Para os tubos de ferro fundido dúctil, são empregados os cimentos alto-forno para água bruta ou tratada
O revestimento interno dos tubos de ferro fundido tem como função assegurar excelentes condições de escoamento hidráulico, conservadas ao longo do tempo, reduzindo o atrito contra a superfície interna do material (gerando menores perdas de carga), adicionalmente proteção eficaz da parede metálica do tubo, evitando todo o risco de ataque do fluido à parede interna.
“No caso de aplicação em água bruta ou tratada, possui ainda a função de manter a qualidade da água transportada, devido a inocuidade do revestimento utilizado; quando para aplicação em esgotos, teremos diferentes revestimentos, não apenas cimentícios, de acordo com as características do fluido, de modo a garantir a adequada aplicação do ferro fundido às mais diferentes aplicações”, explica a Nathália Duarte, gerente de Qualidade e Desenvolvimento da Saint-Gobain Canalização.
Tipos de cimento podem ser usados em tubos de ferro fundido dúctil
Para os tubos de ferro fundido dúctil, são empregados os cimentos alto-forno para água bruta ou tratada e cimento aluminoso para esgotos. “Cabe considerar que de acordo com o fluido transportado, há opção de aplicação de revestimentos especiais”, afirma Nathália.
O revestimento interno de cimento é aplicado por centrifugação. De acordo com Nathália, neste processo, o cimento é aplicado no tubo, que gira em grande velocidade (tendo diferentes rotações e tempos por diâmetro), de forma a assegurar uma boa qualidade, espessura adequada, aderência e boa resistência mecânica.
A partir daí, a argamassa de cimento é curada, considerando os tempos e características necessários por tipo de cimento, antes de sua pintura e acabamento para expedição.
“O processo da centrifugação possui a vantagem de produzir uma superfície interna lisa, tendo as seguintes propriedades: forte compactação e pouca porosidade da argamassa; pouca rugosidade e boa aderência do cimento à parede metálica”, justifica Nathália.
Normas para revestimentos de argamassa de cimento em tubos de ferro fundido dúctil
De acordo com Nathália, as normas que regem o material e suas aplicações são:
- NBR 7675:2005: esta norma aborda os requisitos, exames e métodos de ensaio aplicáveis para fabricação, recebimento e aplicação de tubos, conexões e acessórios de ferro fundido dúctil e suas juntas para a construção de canalizações.
- NBR 15420:2022: especifica os requisitos, exames visual, dimensional e ensaios para fabricação e recebimento de tubos, conexões e acessórios de ferro dúctil e suas juntas destinados ao uso em sistemas de esgotamento sanitário: operados com ou sem pressurização; instalados em trechos aéreos ou enterrados; para transporte de águas de superfície (não destinadas ao tratamento para consumo humano), esgotos domésticos e alguns tipos de efluentes industriais em regime de fluxo livre e contínuo.
- ABNT NBR 8682:1993: estabelece as condições para aceitação do revestimento de argamassa de cimento em tubos de ferro fundido dúctil, fabricados conforme a NBR 7663.
Entrevistada: Nathália Duarte, gerente de Qualidade e Desenvolvimento da Saint-Gobain Canalização
Portal Itambé – cimentoitambe.com.br