Existem vários benefícios para a utilização da escória granulada de alto forno em aplicações concretas.
Um subproduto do processo de fabrico, quando o aço e o ferro são derretidos, a escória granulada de alto forno é mais vulgarmente utilizada nos produtos de cimento. Também conhecido como GGBS ou GGBFS, o pó seco é produzido por moagem do produto que resulta da imersão da escória de ferro fundido. Escória é o termo aplicado aos resíduos produzidos durante o processo de fundição de ferro.
Escória granulada de alto forno e cimento portland (OPC) são normalmente combinados para formar dois produtos de cimento. Destes dois produtos, o mais utilizado é Cimento Portland de alto-forno (PBFC), que contém aproximadamente 30% de escória de alto forno. O produto é conhecido como Cimento Alternativo de Alto Forno (HSBFC), e que contém uma maior concentração de escória de alto forno, geralmente até 70%. Ambos os produtos são usados para fazer os lotes de betão pronto para aplicações estruturais.
Existem vários benefícios para a utilização da escória granulada de alto forno em aplicações concretas. Estas vantagens vão além da sustentabilidade ambiental a ser adquirida com a utilização de um produto residual secundário, em vez de um material de fonte primária. A inclusão da escória de alto forno ajuda a evitar a entrada de cloreto à estrutura de concreto. O cloreto pode resultar em avançada corrosão dos membros de reforço de aço – uma condição conhecida como câncer de concreto.
Financeiramente, o uso da escória de alto forno como uma mistura de concreto é geralmente menos caro do que misturas OPC padronizadas. O produto também é resistente ao ataque de sulfato e à reação álcali-sílica, que podem reduzir significativamente a vida de uma estrutura de concreto. O betão pode também ser esteticamente mais agradável devido à aparência branca do produto curado, em comparação com a coloração opaca cinza fornecida por misturas regulares OPC.
A inclusão da escória ao betão pronto significa que o produto requer um período maior de cura – o período necessário para o concreto atingir o seu rating de força – do que os produtos OPC. Embora isso possa ser uma vantagem quando se considera a redução do risco de juntas frias sendo necessário, o fato pode se tornar desvantajoso quando a entrega do material de construção pronto segue uma agenda apertada.
Juntas frias ocorrer quando as secções de uma parede de betão ou de estrutura semelhante são deixadas a curar completamente antes que uma secção de encosto possa ser vertida. Como um resultado disso, a nova secção não será capaz de ligar corretamente à secção já existente, devido ao acabamento liso. Para ultrapassar isto, é necessário quebrar a superfície existente a fim de ter de volta um acabamento rugoso. Isto permite que a nova secção de ligação com a secção anteriormente vertida.
Fonte:
Manutenção & Suprimentos