Projeto residencial do escritório Sidonio Porto

Com partido em L, casa projetada para receber amigos e familiares aproveita bem o terreno e dispõe de amplas áreas para convivência

Há mais de 20 anos colaborando com o escritório Sidonio Porto Arquitetos Associados, o arquiteto Marcio Porto assina projetos residenciais unifamiliares inusitados e contemporâneos. Um dos mais recentes, uma casa em um condomínio paulista concluída em 2011, exigiu do escritório criatividade tanto para o melhor aproveitamento do espaço em um terreno íngreme e de esquina de 851 m2 quanto para atender às expectativas da família em possuir apensa um imóvel destinado aos dias úteis e finais de semana. Assim, optou-se por um partido em L e construção em três níveis ficando a entrada no inferior, áreas sociais no térreo e suítes no pavimento superior. Grande parte do programa destinou-se a amplos espaços para o convívio social. A solução resultou em uma área construída de 713 m2, que minimizou a interferência com o terreno maximizando as interferências de corte e aterro. O pátio de convivência com piscina foi posicionado na parte posterior da casa, justamente o ponto mais exposto ao sol e que pode ser visualizado de todos ambientes. Uma inusitada conexão submersa foi a solução arquitetônica proposta para suprir o desejo manifestado pelo cliente de ligar a piscina e a sauna.

 

          

“Este projeto faz parte de um conjunto de trabalhos que se caracterizam por respostas corretas a condicionantes naturais como topografia e clima além, claro, de atender ao desejo dos proprietários. Dessa forma, acreditamos contribuir com a realização de algo maior, envolvendo a integração do homem ao mundo que habita”, sinaliza Marcio Porto, autor do projeto e sócio-diretor do escritório Sidonio Porto Arquitetos Associados. O pavimento inferior, reservado ao acesso e à garagem, estabelece um vazio com relação aos outros dois níveis, que parecem flutuar um sobre o outro. O átrio de entrada que conecta os níveis da casa possui pé-direito triplo e grandes superfícies de vidro, um conjunto que garante sensação de amplitude e torna o ambiente muito mais claro e agradável ao capturar iluminação natural. Partindo do átrio, a escada vazada e uma passarela que levam aos dois blocos superiores, acentuam a plasticidade do espaço interno. Marcante na volumetria de grandes dimensões, destaca-se o jogo entre cheios e vazios estabelecendo contraste através do concreto intercalado pelo vidro e pela sobreposição de blocos em diferentes tamanhos. Nos pisos, o mármore travertino é destaque nos ambientes sociais internos, enquanto o soalho e a madeira aparecem nas áreas íntimas do pavimento superior e de que externo, respectivamente. Somam-se às soluções de projeto mencionadas, a instalação de um sistema para coleta e reaproveitamento de águas das chuvas. “As qualidades de conforto físico e psicológico proporcionadas pelos materiais especificados normalmente balizam nosso trabalho e resultam em um efeito positivo sobre o usuário”, destaca Marcio Porto.

Confira a galeria de fotos

               
 

               
 

               
 

              
 

              

Paisagismo

Residência unifamiliar

Local: São Paulo, SP Data do início do projeto: 2008 Data da conclusão da obra: 2011 Área do terreno: 851 m2 Área construída: 713 m2 Arquitetura: Sidonio Porto Arquitetos Associados – Márcio Porto (autor); Carolina Celete, Danielle Carozzi e Flávio Ikeda (colaboradores) Paisagismo: Lucia Porto Estrutura, fundações e instalações: Ar Brasil Construção: Doecon Fornecedores: Parquet União (pisos de madeira); Coelho Metal (janelas e esquadrias); Latão Art (guarda-corpo e escada metálica); Portobello (porcelanato); Kitchens (cozinha); Ornare (armários).

Fonte:Assessoria de Imprensa Data de revisão: 07/2019