Aço: Solução de Expansão para Projetos Industriais

A estrutura metálica, por essência, é uma forma de construção industrial, ou seja, tem sua forma de produção industrializada, com maior precisão e controle de qualidade. Mas muito mais que um produto da indústria, a estrutura metálica pode ser a infraestrutura dessa.

Do piso à cobertura, o aço faz parte da construção industrial, e, atualmente, é peça chave na expansão da infraestrutura de muitas indústrias, entre outros estabelecimentos. Confira a seguir, porque o aço é uma ótima opção para a infraestrutura industrial.

Rapidez, organização e custo reduzido

Uma das principais vantagens de se utilizar o aço na construção é a agilidade que o material pode proporcionar a esta. A característica se deve exatamente pelo fato de a estrutura metálica ter uma produção industrializada: ela chega a obra na condição de pré-fabricada. Dessa forma, só é necessário montá-la, ao contrário do que acontece numa construção com concreto, em que há a necessidade de preparar todo o material para então começar a construir.

A condição pré-fabricada das estruturas metálicas garantem também maior organização e limpeza à obra, e principalmente ao canteiro de obra. Há uma redução significativa de entulho, por exemplo; isso porque o material pré-fabricado tem um cálculo mais preciso, evitando possíveis perdas.

Com um tempo de construção mais curto, reduz-se também o custo com a mão de obra desta: são menos dias de contratação dos trabalhadores da obra. Além disso, o tempo de obra reduzido reflete numa menor interferência no cotidiano da indústria, caso ela se mantenha operando durante a reforma.

Espaço e leveza

O aço aplicado nas construções garante uma maior leveza ao conjunto final da obra: é um material que permite trabalhar com a esbeltez da edificação. Outra vantagem da estrutura metálica é a capacidade de vencer vãos livres (veja no case de sucesso, ao final desta matéria), entre outros ganhos de espaço. “O aço proporciona redução de dimensão, como em pilares e ao vencer grandes vãos com menor altura estrutural”, garante o engenheiro e professor de Estrutura de Aço da Poli/USP, Julio Fruchtengarten.

Mobilidade e transporte

Outra vantagem do aço é a facilidade de manuseio, como explica Fruchtengarten: “o aço permite adição e remoção de elementos estruturais, é mais fácil modificar a estrutura metálica, já o concreto tem que demolir”.

Além do prático manuseio, o aço vence ao ser utilizado em obras já existentes. Ao se tratar de uma indústria, em que o serviço deve ser minimamente interrompido durante reformas, o uso de estruturas pré-fabricadas inclui apenas o transporte das peças durante a obra.

Sustentabilidade

Por fim, o aço é um material reciclável, o que, em tempos de sustentabilidade, é um grande diferencial. Sendo assim, a utilização de estrutura metálica em construções industriais casa-se perfeitamente com outras medidas sustentáveis que a indústria vem aplicando em seu cotidiano, tais como coleta seletiva, racionalização do consumo de energia e reaproveitamento de água, por exemplo.

 

Como forma de ilustrar a aplicação do aço na expansão de indústrias, sugerimos a leitura dos seguintes cases:
Construção do parque fabril da Valeo Guarulhos
Expansão da indústria de biscoitos Marilan

 

Fonte: Portal [email protected]