Agregando agilidade à obra e economia de energia
O lançamento de produtos como os painéis isotérmicos para fachadas comprova que as fachadas atuais deixaram de ser apenas uma questão de estética.
O mercado brasileiro de arquitetura não previa que os materiais para fachadas que agregam valores sustentáveis às obras fossem ter um avanço tecnológico tão grande, em tão pouco tempo.
Apesar de arquitetos renomados, como Siegbert Zanettini, já conhecerem e utilizarem estes materiais a mais de 20 anos em seus projetos, só a dois anos o mercado brasileiro vem aumentando sua procura por essa linha de produtos. Zanettini cita como vantagens dos painéis isotérmicos para fachadas, o fato de serem soluções perfeitas tanto para a arquitetura comercial, quanto industrial, já que possuem a estética desejada por todos os profissionais do setor, além de agregarem valores sustentáveis, como a economia de energia e a rapidez na montagem.
“Até então o Brasil não contava com a tecnologia de um sistema de fabricação totalmente automático e contínuo, para que o produto fosse completamente assegurado, com qualidade comprovada”, acrescenta Zanettini. “A atenção ao desempenho das fachadas e a procura pela racionalização dos processos construtivos propiciou a vinda deste tipo de tecnologia para o nosso país. Daqui em diante este tipo de desenvolvimento será cada vez mais explorado”.
Os painéis para fachadas WALL PUR agregam às suas característica não só a estética ideal para a arquitetura atual ” que é proporcionada pelo seu revestimento em aço pré-pintado “, mas também a transformação do canteiro de obras em um canteiro de montagem, abreviando o cronograma e reduzindo custos com mão-de-obra. Isto porque o WALL PUR possui um moderno método de fixação com sistema de parafuso escondido que, além da rapidez de montagem, proporciona à fachada uma leveza visual, sem furações aparentes.
“Os painéis são totalmente pré-fabricados, o que aumenta o controle tecnológico e garante maior qualidade ao produto final. Com isso, diminui-se a probabilidade de imperfeições na fachada, tornando o produto mais eficiente”, explica Rafael Zacarias, engenheiro da Isoeste Construtivos Isotérmicos, empresa fornecedora do produto.
A isolação térmica dada pelo núcleo de poliuretano (PUR), de classe R1, auto-extinguível, melhorou o desempenho destes painéis, além de possibilitar a evolução das fachadas. A introdução destes requisitos no mercado de fachadas comerciais e industriais está relacionada ao conforto ambiental e à economia de energia exigida pelas construções. Produtos com a capacidade de isolação térmica, como a dos painéis WALL PUR, são incorporados para controlar a acústica do ambiente e a transferência de calor do meio externo para os ambientes internos da construção, diminuindo o consumo de energia para o condicionamento do ar.
“Já é possível perceber a preocupação dos profissionais da engenharia civil em projetar construções sustentáveis. A fabricação e aplicação deste tipo de painel para fachadas só vem agregar ao mercado brasileiro, que está cada vez mais atento às tendências internacionais”, comenta a arquiteta Silvana Cunha, que é especificadora do produto.
Apesar do mercado ainda não ter absorvido por completo este sistema para fachadas, como já ocorre na Europa, a construção civil brasileira está cada vez mais consciente da importância de se conceber empreendimentos com eficiência ambiental e já inclui os painéis isotérmicos em sua lista de soluções para ganho de eficiência energética e aumento do desempenho ambiental das construções atuais.