Ficando mais por dentro da infraestrutura de uma obra.

A infraestrutura, assim como qualquer parte de uma obra de construção civil, deve ser planejada antes do início dos trabalhos. A sua principal característica é a definição de são diversos sistemas construtivos que fazem parte do seu processo. No decorrer do artigo queremos ver qual a importância da infraestrutura na sociedade e como ela decorre durante a edificação.

Entendendo o termo “infraestrutura”.

A sociedade é composta por diversas áreas que formam os municípios. essas áreas são de transporte saneamento básico e vou até o fornecimento de energia água e esgoto. Todos esses sistemas podem ser classificados como infraestruturas, ou seja, fazem parte essencial do perímetro urbano de cada cidade.

Infraestrutura aplicada a engenharia civil no canteiro de obra.

No campo da construção civil, devemos salientar que há infraestrutura além de ser a parte construtiva de toda uma área urbana de uma cidade, contém ainda características próprias, em cada canteiro, de cada obra, ou seja, cada local de trabalho deve possuir, por obrigação, o saneamento básico, energia, água e coleta de resíduos.

Sabendo disso a infraestrutura da obra é a preparação do primeiro estágio para poder iniciar as construções. Parte do princípio de realizar os serviços básicos em sequência, baseados nos projetos de infraestruturas, que devem estar de acordo com o local e a marcação do terreno.

Com essa etapa concluída, é realizado na sequência, a limpeza do local onde estará a edificação principal e o canteiro de obra, devendo ser observado pelo engenheiro, qual o tipo de fechamento será executado no terreno.

Definido e marcado o local exato, devem ser iniciados, imediatamente, os processos de ligamento de energia e distribuição de água para os colaboradores que estarão no dia a dia presente na obra, tendo como principal objetivo o bom atendimento desses requisitos para esses funcionários.

Entre outros tantos processos que pertence à esse assunto, não se deve esquecer que o transporte, apresentado pela construtora aos servidores para locomoção até a construção e o cumprimento dos horários de trabalho estabelecidos em contrato ou carteira, também são fatores que estão englobados nesse assunto e que raramente são ligados à infraestrutura.

Infraestrutura aplicada a engenharia civil na área de projetos dos municípios.

Assim como aplicado no canteiro de obra, a infraestrutura nos centros urbanos, independente de pequenas escalas, como municípios, ou em largas escalas, como em grandes metrópoles, tem sido cada vez mais necessária e com maior qualidade nos serviços realizados nesse setor.

É comum ver grandes projetos de infraestruturas tornando-se indispensáveis na realização de variados processos construtivos, isso porque tal projeto rege de maneira prática, toda a sequência de fatores que a construção deve seguir para facilitar o desenvolvimento da comunidade.

Por isso a utilização projetos específicos acabam tornando-se um guia do que irá acontecer durante a obra e depois de finalizada, no dia a dia da cidade, a fim de, em qualquer dessas etapas, diminuir os transtornos e não causar nenhum prejuízo a nenhuma parte da envolvida.

Além de abranger muitos serviços da construção civil, a infraestrutura ainda é responsável por partes que zelam pela segurança da pós-obra, entre elas estão as análises de solo, projetos de combate a incêndio e melhor utilização do espaço público ao entorno daquela edificação. Engana-se quem acredito que a infraestrutura isso está somente relacionada a edificações deste nada a imóveis como casas como mínimos ou indústrias, ela também visa garantir a boa estruturação de pontes, ferrovias, hidrovias, rodovias e qualquer tipo de estrutura que seja qualificada para a utilização em segurança de toda a população.

Por isso é cada vez mais comum encontrar muitos engenheiros que trabalham – e são formados – especificamente na área de infraestrutura. Esses visam objetivo de fazer com que a sociedade se desenvolva de um jeito mais compacto e sustentável (entenda sustentável como forma de poupar esforços, energia e custos durante e após a execução da obra) sem perder a funcionalidade e a segurança questão exigidas no dia a dia.

Então sabemos que a infraestrutura é parte fundamental em cada etapa do sistema construtivo de uma obra, tendo em vista que a sua boa desenvoltura aplica bons resultados imediatamente, ou seja, no decorrer da sua execução e torna possível ter a visão de como ela será benéfica ao término dá construção para a coletividade.