Para quem acha que inclinação é exclusividade da Torre de Pisa, na Itália, está na hora de ampliar seus horizontes e dar uma bela observada na cidade de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. É lá que está instalada a torre mais inclinada do mundo: Gate Capital, quatro vezes mais “torta” que a torre italiana.

Deixando Pisa no passado, Gate Capital é mais do que uma torre com design diferenciado, é um complexo hoteleiro e comercial. Com 160 metros de altura e 35 andares, a Gate Capital Tower oferece 20 mil metros quadrados de espaço para escritórios, além de um hotel cinco estrelas: o Hyatt Capital Gate.

Arquitetando ondas

Elaborada pelo escritório RMJM Arquitetos, de Nova York, a proposta de design da Gate Capital Tower é misturar a beleza das ondas com a energia da arquitetura moderna. A ideia de movimento fica evidente a partir da inclinação da torre, que se dá a 18 graus a oeste, na direção oposta à magra do edifício. A torção contínua em toda sua forma resulta em uma edificação sem simetria, em que o efeito é justamente surpreender, seja por dentro, seja por fora.

E não é a toa que o prédio se tornou uma construção única. Ele apresenta uma aparência diferente visto de cada ângulo. Diferentes também são cada andar, cada painel de vidro, cada quarto do hotel.

Os 35 andares da torre são distribuídos da seguinte forma: do segundo ao 16º são andares destinados a espaço para escritórios, do 18º em diante são os pisos reservados ao hotel Hyatt Capital Gate. O primeiro piso e o 17º são plant rooms, salas utilizadas para abrigar máquinas de grande porte, como equipamentos de ar condicionado.

Construção em números

A área total construída é 53.100 metros quadrados, desse total 20.900 metros quadrados são reservados à área de escritórios e 20.050 metros quadrados para o hotel. A construção começou em setembro de 2007, e a parte externa foi concluída em dezembro de 2009.  A inauguração do prédio, porém, está prevista para o segundo semestre de 2010.

A Capital Gate Tower foi construída sob uma base de sete metros de profundidade, composta por concreto e uma malha densa de aço reforçado. Para a fundação foram consumidos 7.000 metros cúbicos de concreto.

A edificação é sustentada por um exoesqueleto de aço conhecido por diagrid. Utilizado na construção de grandes edifícios de aço, o diagrid cria estruturas triangulares com vigas diagonais de suporte. A vantagem dessa técnica é que ele requer menos aço estrutural do que uma edificação convencional, já que dispensa a necessidade de pilares e vigas internas. Na Capital Gate Tower, o diagrid fica acima de 490 estacas distribuídas amplamente e fincadas a 30 metros de profundidade para suportar a gravidade, o vento e as pressões sísmicas causadas pela inclinação do prédio. No total, foram utilizadas 13.200 toneladas de aço na torre, sendo 7.000 dessas nos sistemas de diagrid.

O diagrid forma o átrio cônico interno do edifício, proporcionando ao espaço interno da torre o recebimento de luz natural. O núcleo do edifício é pré-curvado, construído um pouco fora do centro. Para o núcleo foram utilizados 15 mil metros de concreto armado com 10 mil toneladas de aço. A ideia que se tem é que o prédio foi derramado, como se ele crescesse, caso a estrutura fosse endireitada.  Até o 12º andar, os pisos são empilhados verticalmente. Entre os níveis 12 e 29, os andares são escalonados entre si de 800 a 1400 milímetros, dando origem a parte magra da torre. A partir do 29º piso a variação é de 900 a 300 milímetros em relação à linha da fachada.

O vidro também foi um elemento imensamente presente na obra: foram utilizados na fachada 21.000 metros quadrados do material. Foram mais de 12.500 placas de vidros moldadas manualmente, de forma que uma ficasse diferente da outra.  Na instalação, cada painel de vidro tinha que ser montado em um ângulo diferente, devido ao perfil curvo da torre. O resultado são mais de 720 formas distintas de diamante na fachada da torre. Cada um desses diamantes pesa cinco toneladas e é formado por 18 painéis de vidro. A fachada levou ao todo dez meses para ser construída.

Confira as imagens da construção:

                   

                             

            

           

       

Sustentabilidade

Ideais sustentáveis também estiveram presentes na construção da Gate Capital Tower. A fachada de vidro duplo foi projetada para atingir uma maior eficiência energética. Dessa forma, resíduos de ar são pré-resfriados entre a fachada interna e externa, reduzindo assim o consumo energético do edifício através da reciclagem do ar usado.
Além disso, o aço inoxidável “splash” aplicado funciona como um dispositivo de sombreamento que elimina mais de 30% do calor do sol antes que chegue à torre, dispensando assim a necessidade de refrigeração no interior do edifício.

Microcidade

Não bastando ser a maior torre inclinada do mundo, comportar um hotel cinco estrelas e um centro empresarial de alto nível, a Gate Capital Tower vai mais além: está ligada ao mais moderno centro de exposições do mundo, Abu Dhabi National Exhibition Centre. O complexo inclui ainda uma área residencial e mais outras torres comerciais. A Gate Capital Tower vem, então, para ratificar o título de microcidade conquistado pelo Abu Dhabi National Exhibition Centre. Uma torre, muito além da torre…

Videos

Construção da Gate Capital Tower em Abu Dhabi a maior torre inclinada do mundo
Documentário National Geographic

Ficha Técnica:

Proprietário / Desenvolvedor: ADNEC
Arquitetos: Gerente de Projeto RMJM: MACE
Contratante principal: Al Habtoor Engineering Enterprises
Operador Hotel: hotéis e resorts Hyatt Hotel
Escritórios Exclusivo: Retailers TBC
Altura: 160 m (35 andares)
Área total construída: 53.100 m²
Escritório: 20.900 m²
Hotel: 25.050 m²
Quantidade de concreto na fundação: 7.000 m³
Quantidade de aço: 13.200 toneladas, sendo 7.000 toneladas no sistema diagrid
Quantidade de vidro na fachada: 21 m² (12.500 placas)

Fonte:

Portal Met@lica
Imagens: Site Oficial Gate Capital