Um monumento inesquecível. O Gate Way é aço puro.

Seu interior é todo em aço-carbono tendo o exterior revestido de aço inoxidável. Sendo o aço um material incorruptível retrata muito bem a essência dos homens que tornaram possível a expansão territorial ocidental dos Estados Unidos, particularmente o presidente Thomas Jefferson e seus assessores Livingston e Monroe. Grandes exploradores que por sua convicção, força de vontade e veia empreendedora possuíam a essência eterna e indestrutível do aço.

     

O Gate Way Arch ou Gate Way to the West é um arco memorial localizado nos Estados Unidos da América construído às margens do Rio Missouri(no lado oeste), localiza-se em St.
Louis no estado do Missouri, e é o mais alto monumento construído em solo americano. O que chama atenção entre vários motivos é que o Gate Way Arch é totalmente folheado em aço inoxidável. O arco possui 192 m de altura.

O monumento foi projetado em 1947 pelo arquiteto Eero Saarinen finlandês- americano. O custo total da obra ficou em torno de equivalentes US$ 180 milhões aproximadamente nos dias de hoje, naquela época 13 milhões de dólares.  A construção começou em 12 de fevereiro de 1963 e foi concluída em 28 de outubro de 1965, foi aberta ao público em 10 de junho de 1967 e inaugurado oficialmente em 1968. O Gateway foi projetado pelo arquiteto finlandês Eero Saarinen em parceria com o engenheiro alemão Hannskarl Bandel.

           

O arco foi assentado no local exato onde a cidade de St. Louis começou a ser construída, para sua montagem foram pré-fabricadas 142 peças de 3,7 m em aço inoxidável.
As peças formam uma parede dupla ligada 252 barras de aço que foram preenchidas com concreto. Na data da sua inauguração 1.500 crianças em idade escolar, colocaram suas assinaturas foram em uma cápsula do tempo, um sacerdote católico e um rabino realizaram orações sobre a pedra angular de 10 toneladas.

Na ocasião o então vice-presidente Hubert Humphrey declarou solenemente que ‘’o arco monumental unia a rica herança do passado com o futuro mais rico ainda, trazendo um novo sentido de urgência para acabar com tudo que não fosse bom e belo no país’’.

Centro de Visitantes

 

 

     

 

No subsolo funciona o centro de visitantes como parte do Serviço Nacional de Parques, o centro situa-se abaixo do arco a 6.500 m2 no solo. O acesso para o centro de visitantes é através das rampas adjacentes em cada perna do arco. Atualmente hoje no local existem escritórios, centros, salas mecânicas e áreas de espera, na época foi construído também o Museum of Westward Expansion em 1972 e posteriormente o Teatro Odisseia foi construído na década de 1990.

Redação : Equipe Portal Metálica – Lia Gonzaga