Tecnologia pode ser diretamente conectada a um gerador solar fotovoltaico, produzindo sua própria energia

 

São Paulo, janeiro de 2020 — A Gree, líder mundial em ar-condicionado, acaba de implantar em sua fábrica, em Manaus (AM), o sistema de ar-condicionado GMV Solar, que diferente dos sistemas convencionais alimentados por energia fornecida pela concessionária, gera sua própria energia, e ainda pode vender o excedente de volta para a rede de distribuição. A tecnologia consiste em conectar diretamente um gerador solar fotovoltaico no GMV Solar, além de ser mais ecológica e sustentável, ajuda a diminuir a representatividade do ar-condicionado no consumo de energia do Brasil, que representa 15% do total gerado segundo a Empresa de Pesquisa Energética.
Segundo Alex Chen, diretor comercial da Gree no Brasil, a ideia da implantação na própria fábrica da multinacional é demonstrar, na prática, como o sistema é funcional e altamente lucrativo para o consumidor. “Os sistemas fotovoltaicos possuem vida útil acima de 25 anos, por isso, o retorno que eles trazem a esse investimento os colocam como um dos mais rentáveis. Nossa expectativa é que este mercado cresça no Brasil em cerca de 7% nos próximos anos”, afirma.
O GMV Solar atende toda a área administrativa da fábrica Gree e foi pensado para aplicação em edifícios comerciais de médio e grande porte, residências de alto padrão, além de aplicações que se tem difícil acesso à rede de distribuição elétrica.Diferenciais e benefícios da tecnologia

Um sistema solar fotovoltaico pode alimentar até 100% da energia consumida em uma empresa ou indústria. Com isso, pode gerar uma economia de até 95% na conta de luz. Além do ganho significativo em sustentabilidade e qualidade de vida, já que reduz a emissão de CO2 de energia elétrica.
Para o sistema elétrico do País, a geração distribuída minimiza as perdas na transmissão da energia, além de reduzir o carregamento das redes. Por usar fontes limpas e alternativas, também traz uma diversificação na matriz energética brasileira, que ganha com a geração de empregos para o desenvolvimento de um novo mercado e cadeia produtiva nacional.

O sistema

O sistema GMV Solar aplicado na fábrica da Gree possui 19 unidades evaporadoras (internas) tipo cassete de quatro vias, 02 caixas de ventilação com rede de dutos para renovação de ar, 08 unidades condensadoras (externas) com dupla alimentação da distribuidora e painéis fotovoltaicos; divididas em dois sistemas que utilizam refrigerante ecológico R410A, com compressores 100% Scroll Inverter, totalizando 87HP.
Conta também com 01 controlador com tela sensível ao toque para gerenciamento central do sistema de ar-condicionado, com capacidade para até 128 unidades internas, funções de programação horária, monitoramento do consumo e produção de energia do sistema integrado de ar-condicionado e geração de energia fotovoltaica. Além disso, o GMV Solar possui 176 painéis fotovoltaicos com estrutura de sustentação e cabeamento de interligação até as unidades condensadoras do sistema de ar-condicionado. Cada um com potência nominal de 290Wp e capacidade total nominal de geração 51,04kWp.

Sobre a Gree Electric AppliancesA Gree Electric Appliances é a maior fabricante de ar-condicionado do mundo. Presente no Brasil há 19 anos, conta com uma filial em Manaus, capital do Amazonas. A Gree é a primeira empresa multinacional de eletrodomésticos a investir e construir uma fábrica no Brasil, tornando-se símbolo da capacidade de cooperação entre China e Brasil.