A capital Baku, maravilhosamente situada ao lado da parte oriental do Azerbaijão, como uma águia, e na costa ocidental do Mar Cáspio, no sul da Península Absheron, ostenta impressionantes maravilhas arquitetônicas, entre as quais o Centro Heydar Aliyev tem um significado especial. para o país. Um dos marcos arquitetônicos mais reconhecidos do mundo, o Centro Heydar Aliyev é um dos marcos arquitetônicos característicos da moderna Baku, capital do País do Fogo, no Azerbaijão.

O Centro foi projetado pela arquiteta iraquiana-britânica e ganhadora do Prêmio Pritzker, Zaha Hadid.

A construção do Centro começou em 2007 e foi concluída em 10 de maio de 2012, para comemorar o 89º aniversário do líder nacional Heydar Aliyev. Com sua arquitetura distinta e estilo fluido e curvo que evita ângulos agudos, a forma geral do edifício lembra uma ascensão ondulante do solo em direção ao céu, seguida por uma descida gradual em direção à terra. Esta não é apenas uma homenagem à arquitetura pós-moderna, mas também a representação de um ciclo eterno.

O mais surpreendente do Centro é que nem uma única linha reta foi utilizada em seu desenho. As linhas do edifício preenchem a lacuna entre o passado e o presente. O Centro abriga uma sala de conferências com três auditórios, uma biblioteca e um museu. Localizado perto do centro da cidade, o local desempenha um papel fundamental na reconstrução de Baku.

   

O Centro Heydar Aliyev também se tornou um grande local para exposições individuais de artistas, escultores e fotógrafos mundialmente famosos. Exposições dedicadas a Andy Warhol, Tony Craig, Laurence Jenkell, Vim Delvaux, Bernard Buffet, Jorge Marín, Theo Allofs, George Condo e Richard Deacon, bem como projetos expositivos internacionais como “Legends of Arms”, “Cradle to Space”, “Retro Classic Car” e “Grace Kelly – Style Icon” atraíram o interesse do público.

Em 2014, o Centro Heydar Aliyev ganhou o sétimo concurso Design of the Year: um prestigiado prémio concedido pelo Design Museum de Londres pelo seu design inovador e vanguardista.

Em uma entrevista à BBC News, a artista Dame Zaha Hadid, compartilhando suas impressões sobre a conquista do grande prêmio pelo Centro Heydar Aliyev, comentou: “A superfície da praça externa do Centro Heydar Aliyev sobe e se dobra para definir uma sequência de espaços para eventos públicos dentro , acolhendo, abraçando e direcionando os visitantes por todo o edifício.

“É uma paisagem arquitetônica na qual conceitos de fluxo espacial contínuo ganham vida, criando um tipo inteiramente novo de espaço cívico para a cidade.”

Geometria, estrutura e materialidade

Um dos elementos mais críticos e desafiadores do projeto foi o desenvolvimento da pele do edifício. “A nossa ambição de alcançar uma superfície de forma contínua, que parece homogênea, precisou de uma ampla gama de diferentes lógicas e sistemas técnicos de construção”; diz arquiteta. O domínio da computação gráfica avançada permitiu o controle contínuo e comunicação dessas complexidades entre os inúmeros participantes do projeto.

 

O Centro Heydar Aliyev é composto principalmente por dois sistemas: uma estrutura de concreto combinada com um sistema de treliças espaciais. A fim de alcançar grandes espaços livres de colunas que permitem que o visitante experimente a fluidez interior, os elementos estruturais verticais são absorvidos pelo sistema de envelope e pela cortina de concreto. A geometria da superfície particular promove soluções estruturais não convencionais, tais como a introdução de colunas curvas para alcançar a casca inversa da superfície do solo para o oeste do edifício.

O sistema de treliças espaciais permitiu a construção de uma estrutura em forma livre com economia de tempo significativa durante o processo de construção, enquanto que a subestrutura foi desenvolvida para incorporar uma relação flexível entre a grelha rígida da treliça e dos espaços exteriores. Estas emendas foram obtidas a partir de um processo de racionalização da geometria complexa, uso e estética do projeto. Concreto Reforçado com Fibra de Vidro (GFRC) e Poliéster Reforçado com Fibra de Vidro (PRFV) foram escolhidos como materiais de revestimento ideal, pois possibilitam a poderosa plasticidade do projeto do edifício, respondendo a diferentes demandas funcionais relacionadas a uma variedade de situações: praça, zonas de transição e envelope.

     

     

     

Nesta composição arquitetônica, se a superfície é a música, então as costuras entre os painéis são o ritmo. Numerosos estudos foram realizados sobre a geometria da superfície para racionalizar os painéis, mantendo a continuidade ao longo do edifício e da paisagem. As costuras promovem uma maior compreensão da escala do projeto. Elas enfatizam a contínua transformação e movimento implícito de sua geometria fluida, oferecendo uma solução pragmática para as questões práticas de construção, tais como fabricação, manuseio, transporte e montagem; e respondendo a questões técnicas, tais como acomodar o movimento devido à deflexão, cargas externas, mudança de temperatura, atividades sísmicas e cargas de vento.

Para enfatizar o relacionamento contínuo entre exterior e interior do edifício, a iluminação do Centro Heydar Aliyev foi cuidadosamente projetada. A estratégia de iluminação diferencia a leitura do edifício durante o dia e a noite. Durante o dia, o volume do edifício reflete luz, alterando constantemente a aparência do Centro de acordo com a hora do dia e da perspectiva da visão. O uso de vidro semi-reflexivo oferece vislumbres tentadores do interior, despertando a curiosidade, sem revelar a trajetória dos espaços interiores.

     

 

Ficha Técnica

Arquitetos: Zaha Hadid Architects

Localização: Baku, Azerbaijão

Projeto: Zaha Hadid, Patrik Schumacher

Arquiteto Encarregado: Saffet Kaya Bekiroglu

Cliente: Azerbaijão 

Área: 101.801,0 m²

Ano: 2013

Fontes: AZERTAC
Zaha Hadid Architects
bubblemania.fr
Colegio de arquitetos