Belmetal fornece fachada para projeto de Hospital no Paraná

Hospital do Rocio, maior hospital da América Latina, se diferencia na paisagem da região devido às suas grandes dimensões.

O Hospital do Rocio, localizado na cidade de Campo Largo, região metropolitana de Curitiba, se destaca pela sua imponência. Marcado por grandes painéis de vidro em sua extensão, o projeto foi elaborado pelo escritório Manoel Coelho Arquitetura & Design. Já a construção do empreendimento foi realizada pela Engerama Engenharia e Empreendimentos.

O hospital é o maior da América Latina em número de leitos, além de ser o maior do Brasil em leitos na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e o segundo maior quando se trata de UTI Neonatal. Ao todo, são 1200 leitos. Além disso, 97% do atendimento será destinado aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde).

     

Com uma área de 53 mil metros quadrados dividida em 12 blocos, o empreendimento conta com uma estrutura de 40 consultórios, 26 salas de cirurgia e 305 leitos de UTI, sendo 105 de UTI neonatal. Além disso, a obra conta com um auditório de 320 lugares para eventos e congressos, centro médico, heliponto, estacionamento com mil vagas e ampla área de acesso, como corredores e salas de espera, para visitantes e acompanhantes.

Tamanha grandiosidade exige diversos cuidados, principalmente com a qualidade dos fornecedores escolhidos. Dessa maneira, a expertise da Belmetal em obras de grande porte foi o fator principal para a escolha da empresa para desenvolvimento da fachada. A companhia forneceu 51 toneladas da Fachada Atlanta e aproximadamente 13 mil m2 de ACM Alucoat na cor cinza escuro.

De acordo com Fabio Lavin, arquiteto da Engerama Engenharia e Empreendimentos, os produtos fornecidos pela empresa se destacam pela ótima qualidade. “Os produtos da Belmetal atenderam todas as especificações do projeto, valorizando ainda mais o acabamento da obra”, comenta Lavin.

Segundo o arquiteto Manoel Coelho, do escritório de arquitetura MCA, a colocação rápida e a facilidade de limpeza dos produtos da Belmetal são os aspectos que o diferenciam.

“O alumínio ainda proporciona excelente aspecto e boa manutenção, que garantem a alta durabilidade da aparência da fachada”, explica Manoel Coelho.

Outro desafio enfrentado com sucesso na elaboração do projeto foi o de dispor os ambientes de forma funcional e agradável, devido à grande área onde está instalado.

“O hospital foi elaborado visando criar ambientes humanizados”, comenta o arquiteto. Dessa maneira, a grande área verde localizada no terreno de 100 mil m² foi preservada e a integração entre os espaços internos e o externo foi garantida através dos grandes painéis de peles de vidro. Além disso, os espaços foram projetados visando à valorização das cores, criando, assim, ambientes mais agradáveis.

“O projeto contemplou boa iluminação, com jardins sobre lajes que, além de melhorar o conforto térmico e proporcionar economia de energia elétrica, garantem o bem-estar dos pacientes e familiares”, explica Lavin.

Reaproveitamento de águas pluviais e aquecimento solar também foram itens pensados no processo construtivo do hospital, e garantem maior eficiência ambiental na gestão do empreendimento.

Sobre a Belmetal – Com 52 anos de experiência, a Belmetal é uma das maiores distribuidoras e desenvolvedoras de produtos e sistemas de esquadrias e fachadas em alumínio, além de um dos principais fornecedores de ACM, Policarbonato, Silicone (SIKA) e Fitas VHB (3M) para o segmento da Construção Civil e Indústria.
Contando com 13 filiais posicionadas estrategicamente pelo Brasil, mantém uma equipe de Engenharia para o desenvolvimento de sistemas próprios e acompanhamento de projetos. Além disso, é distribuidora exclusiva dos produtos extrudados de alumínio para a Construção Civil e Telhas de alumínio da VM-CBA, a maior produtora de alumínio do país.