Capacidade de isolamento do sistema de cobertura está diretamente ligado ao tipo, espessura e densidade do material isolante utilizado no miolo das telhas.

Conheça as soluções mais utilizadas

A necessidade de garantir eficiência energética às edificações e conforto aos seus usuários é o principal indutor do uso de coberturas termo isolantes. Quando devidamente especificados e instalados, esses produtos são capazes de diminuir as trocas térmicas, reduzir o consumo de energia elétrica e atenuar ruídos externos e de impacto.

Telhas termo isolantes também podem ser úteis em regiões com elevada concentração de umidade no ar, para evitar o gotejamento que ocorre com a condensação da umidade interna quando as coberturas são expostas ao sol. Além disso, podem auxiliar na obtenção de selos de sustentabilidade por envolverem, em sua maioria, soluções de montagem racionalizada e materiais recicláveis. ‘Outras vantagens associadas às telhas termo isolantes são a sua capacidade de cobrir grandes panos com baixa inclinação.

Ao demandar o uso de poucas peças, reduz-se consideravelmente a possibilidade de vazamentos’, afirma o arquiteto Adérito Nascimento.
Compostas por chapas de aço ou de alumínio com miolo de materiais isolantes, as telhas termoacústicas têm como características baixo peso, facilidade de montagem e bom acabamento superficial. A capacidade de isolamento da cobertura depende diretamente da espessura e da densidade do material isolante. Quanto mais densos, maior será o poder de isolação térmica.

Fonte:

Construção Mercado

Veja também