O uso de isolamentos refletivos é um método de conservar energia reconhecido por mais de 50 anos, instalado em  residências, em galpões industriais e comerciais, hangares de aeroportos, pistas de patinação no gelo, etc. O calor é transferido para dentro de um edifício pela radiação trocada entre superfícies de todos os objetos da estrutura: teto, parede, chão, pessoas, dispositivos e equipamentos, etc.

Manta Refletiva

Manta refletiva composta de kraft reforçado por trama de fios selada em ambas as faces por folha de alumínio. Solução econômica e eficiente para refletir em cerca de 95% a radiação solar no telhado. Impermeável e auto-extinguível, a subcobertura reduz a temperatura interna da edificação interceptando cerca de 95% do calor.

É uma manta para ser colocada na cobertura da edificação, que além de atuar como isolante térmico também impede a passagem de água, poeira, etc. No verão, mantém edifícios metálicos muito mais frescos que produtos tradicionais de isolamento. O calor de raios de sol não penetra as superfícies refletivas. Ao contrário, ele é refletido reduzindo significativamente o aquecimento dento do edifício. A manta refletiva também pode ser recoberta por outros produtos e ainda proporcionar excelente isolamento contra o calor e o frio. Sua capacidade em manter o calor fora no verão e dentro no inverno, junto com suas notáveis propriedades de barreira de vapor ou de vento, torna-o a escolha perfeita para diversas aplicações.

Alumínio dupla face – Impermeável e auto-extinguível .
Apresentação: em BOBINAS – largura 1,20 m – comprimento 41,70 m –  Área 50 m2
Peso da bobina: Standard – 9 kg / Pesado – 12 kg

Foil de Alumínio

É um “foil” laminado, termosoldado a uma temperatura de 400ºC, composto por 2 folhas de alumínio,estruturadas com 1 folha de Kraft impregnado e 2 folhas de polietileno.

Vantagens

Isolamento Térmico Eficiente

Evita o calor proveniente de radiação térmica emitida por qualquer tipo de telha.
Reduz até 9,6ºC temperatura ambiental.
Evita a condensação
Economia com ar condicionado
Redução do custo na aquisição do equipamento e menor consumo de energia

Impermeabilizante

Evitam infiltrações para o interior, originadas por chuva de vento, trincas ou quebra de telha
Evitam a formação da condensação

Acústico

Atenuam o ruído da chuva nas telhas metálicas

Outras características

Não propicia a propagação de insetos
Auto – extinguível / Não tóxico

Colocação da Subcobertura Térmica (abaixo das telhas)

Telhas de barro

  1. Desenrolar faixas da  manta sobre os caibros , começando ao longo do beiral. Cortar com uma tesoura, o tamanho adequado com alguma sobra para acabamento. Usar grampos para fixar, pequenos pregos, e/ou fitas adesivas;
  2. A segunda faixa de subcobertura será colocada imediatamente acima da primeira, de forma paralela e se sobrepondo a ela em cerca de 10 cm e assim sucessivamente até a cumeeira;
  3. Instalar contra-caibros ( finos como ripas ) sobre os caibros, o que já fixará a manta de forma definitiva;
  4. Instalar as ripas e a seguir as telhas.

Telhas Metálicas

  1. Desenrolar faixas da manta sobre as terças recobrindo toda sua superfície e sobrepondo-se em cerca de 10 cm sucessivamente até a cumeeira;
  2. Unir com fita adesiva;
  3. Prender bem o filme evitando barrigas;
  4. Verificar bem as bordas e emendas;
  5. Instalar as telhas.

Isolantes Térmicos: Dicas de Instalação

Numa instalação de aquecimento solar, é muito importante o uso de isolantes térmicos nas tubulações, para evitar as perdas de calor no sistema. É muito comum ver em fotos ou observando casas, instalações sem qualquer tipo de isolamento térmico. Isolantes térmicos além de contribuírem para uma melhor eficiência do sistema ajudam na estética da instalação, mostrando mais profissionalismo. Procure optar sempre por tubos isolantes em polietileno expandido e em casos onde fica exposto ao sol, utilizar material com proteção UV e proteger com fita alumínio ou similar, para aumentar a vida útil do material isolante.