Jeddah Tower, antigamente conhecida como Kingdom Tower é um arranha-céu atualmente em construção em Jeddah segunda maior cidade da Arábia Saudita, que deverá vir a ser o edifício mais alto do mundo. Com custo total estimado em US$ 1,23 bilhão, deverá ser, quando de sua inauguração, em 2020, o primeiro prédio do mundo com mais de um quilômetro de altura: o edifício terá exatos 1.008 metros.

A Torre Jeddah será tão alta que ultrapassará as nuvens, e embora não tenha ainda sido revelado o diâmetro de sua base ou de seus andares, já se sabe que o observatório com mirante, que será visivelmente menor que a base à qual ficará preso e terá 30 metros de diâmetro. Será um edifício de uso misto, com espaço para um condomínio com vários apartamentos para moradia e um centro comercial, um hotel e áreas para escritórios, ademais da atração turística que deverá gerar o observatório com mirante a quase 700 metros de altura.

                   

O Kingdom Jeddah Tower em construção está dando o tom para um novo bairro na cidade portuária de mesmo nome que serve como porta de entrada para os locais sagrados da Arábia Saudita.

A TORRE DE JEDDAH: ARÁBIA SAUDITA APONTA PARA O CÉU

 

Prevista para ser concluída em 2020, a torre será a mais alta do mundo, uma manifestação física da ambição por trás da iniciativa Vision 2030 de reduzir a dependência do reino no petróleo, diversificando sua economia. Outros projetos em outras partes do reino exibem a mesma audácia, como Neom, um centro comercial e industrial de US $ 500 bilhões planejado para uma região desabitada ao longo da costa noroeste, perto da Jordânia e do Egito.

Com uma estrutura que evoca um monte de folhas brotando do chão, a Kingdom Jeddah Tower ultrapassará em quase 200 metros o Burj Khalifa, que detém o título de maior estrutura autônoma do mundo desde que foi inaugurada em Dubai em 2010.

A torre foi projetada pela empresa de Chicago Adrian Smith + Gordon Gill Architecture . Smith, um de seus parceiros, também foi responsável pelo Burj Khalifa enquanto trabalhava para a Skidmore, Owings & Merrill, outra empresa de arquitetura. Anteriormente, ele tinha experiência em projetar edifícios altos, como a Torre Jin Mao, em Xangai, e o Nanjing Greenland Financial Center, em Nanjing

A Torre de Jeddah é o edifício principal de um distrito de uso misto de US $ 20 bilhões chamado Cidade Econômica de Jeddah, localizado na costa do Mar Vermelho. A Incorporadora, a Jeddah Economic Company, quer que a torre e a cidade melhorem o status global de Jeddah como um centro de negócios, comercial, educacional, médico e de entretenimento.
“Esta torre realmente vai reposicionar a cidade”, disse Mounib Hammoud, executivo-chefe da Jeddah Economic Co, à CNN em um relatório recente sobre o projeto transmitido pela rede de televisão a cabo.

O projeto da AS + GG para a Jeddah Tower é altamente tecnológico e distintamente orgânico. Com sua massa esbelta e sutilmente assimétrica, a torre evoca um monte de folhas brotando do chão – uma explosão de nova vida que anuncia mais crescimento à sua volta. Isso simboliza a torre como um catalisador para maior desenvolvimento ao seu redor.

A forma elegante e aerodinâmica da torre pode ser interpretada como uma referência às folhas dobradas do crescimento de plantas jovens no deserto. O modo como as folhas brotam para cima do solo como uma única forma e depois começam a se separar no topo é uma analogia do novo crescimento fundido à tecnologia.

A pegada de três pétalas é ideal para unidades residenciais, e as asas cônicas produzem uma forma aerodinâmica que ajuda a reduzir a carga estrutural devido à queda do vórtice do vento. O design da Jeddah Tower adota seu pedigree arquitetônico, aproveitando ao máximo as estratégias comprovadas de design e as estratégias tecnológicas de sua linhagem, refinando e avançando-as para alcançar novos patamares.

O resultado é um design elegante, econômico e altamente construtivo, que se baseia ao mesmo tempo em tradição construída e visão agressiva para o futuro, aproveitando o pensamento novo e inovador sobre tecnologia, materiais de construção, considerações sobre o ciclo de vida e conservação de energia.

Cobrindo uma área de mais de 530.000 metros quadrados, a Kingdom Jeddah Tower terá 167 andares utilizáveis , sete dos quais serão para um hotel cinco estrelas, de acordo com fichas técnicas. Outros 11 andares serão para 121 apartamentos de altíssimo luxo e mais sete para escritórios. A maioria dos outros andares será destinada a unidades habitacionais, academia, spa, cafés e restaurantes, diversos sky lobbies.

     

Quase 60 elevadores servirão os andares, alguns deles serão de dois andares, de acordo com a KONE, que está equipando a torre com seu sistema de elevadores. Os elevadores atingirão velocidades de pelo menos 10 metros por segundo.

 

Cliente
Jeddah Economic Company
Projeto Arquitetônico
Adrian Smith + Gordon Gill Architecture
Engenharia Estrutural
Thornton Tomasetti
MEP, Sistemas de tecnologia de construção, Engenharia acústica de consultoria
Environmental Systems Design, Inc.
Engenharia Geotécnica, Engenharia Civil, Engenharia de Tráfego e Estacionamento
Langan International
Acesso à Fachada
Lee Herzog Consulting
Paisagismo
Grupo SWA
Engenharia eólica
Rowan Williams Davies & Irwin
Segurança
Contra Incêndio e Vida Rolf Jensen & Associates
Segurança
AEGIS
Iluminação especializada
Fisher Marantz Stone