A ponte localizada a 660 metros acima do nível do mar

A ponte Langkawi Sky Bridge é uma ponte estaiada gigante e curvilínea bem no coração da Malásia e está localizada entre o Mar de Andaman a ilha tailandesa de Tarutao. Além de Langkawi, existem ainda mais quatro pontes cabo estaiada na Malásia, das quais falaremos em nossas matérias vindouras. Langkawi localiza-se precisamente no pico de Gunung Mat Chinchang na ilha de Pulau Langkawi a mais importante do arquipélago Kedah. Para chegar à do Ponte do Céu (como é chamada a ponte pelos malaios) é necessário você tomar o teleférico (skycabe) de Langkawi para a estação superior, até o SkyGlide aguarda para levar os visitantes até a estação superior da ponte.

Skycabe: O teleférico malaio semelhante ao nosso bondinho do Pão de Açúcar

A ponte flutuando acima da densa floresta e delineada entre as nuvens, dá a impressão que você está literalmente caminhando rumo ao céu e o que parece é que de repente uma porta lá acima das alturas vai abrir para que você entre, pelo menos essa é a impressão descrita pelos visitantes. Umas das coisas que mais chama atenção nesse contexto do ponto de vista do observador é o fato de encontrar algo tão engenhosamente construído e tão tecnologicamente avançado em meio à densa floresta.

A enorme ponte toda feita em metal torna o aspecto fenomenal do lugar quase etéreo

         

Totalmente construída em aço, a ponte conta com uma grande estrutura de apoio logo no centro com mais de 80 metros de altura (pilão) acompanhado de cabos para sustentar a passarela da ponte. 
A Sky Bridge tem no total mais de 125 metros de comprimento, desde uma ponta até a outra, possui 1,80 metros de largura e encontra-se apoiada sobre uma colossal base de concreto levemente inclinada em ângulos de 78 graus e 2 graus, respectivamente nas duas direções. A passarela da ponte é completamente formada por painéis de aço e é mantida por meio de 8 cabos tensionados. 
Como solução arquitetônica para o tamanho gigante da obra e o fato de terem que trabalhar suspensos nas alturas todas as peças de aço da ponte foram pré-fabricadas e encaixadas no lugar no momento da construção. O benefício de ter usado peças em aço pré-fabricadas foi uma obra rápida, que durou cerca de 12 meses, mesmo com todas as dificuldades de realizar a montagem num lugar tão alto. Para colocar as peças no lugar, foi necessário usar helicópteros para pôr a peça central no lugar, assim como a passarela. A ponte suporta até mesmo 200 pessoas caminhando ao mesmo tempo, o que é demonstrativo de toda a sua resistência.

         

O pilar treliçado suporta toda a estrutura de aço

Todo o cuidado possível foi tomado para tornar não só o processo de construção mais rápido e seguro, como também garantir a extrema segurança de todos que passam diariamente pela ponte. Apenas os decks de passagem, presentes em cada uma das pontas de entrada e saída da ponte, foram construídos através dos métodos tradicionais de construção com trabalho manual feito por homens presos em cabos e guinchos.

         

 

Destaque especial para a construção do Skyglidge

A ponte de Langkawi Sky foi interditada em julho de 2012 para dar início à manutenção, e receber reforço em um processo caríssimo de modernização árduo e difícil. O governo malaio investiu alto na confecção da ponte, tendo em vista potencializar o turismo na região e garantir ainda mais segurança dos corajosos turistas. Toda a estrutura foi reforçada em aço inoxidável. Esse processo de reestruturação durou cerca de 3 anos. A ponte foi reaberta em fevereiro de 2015. Em dezembro do mesmo ano o elevador inclinado SkyGlide também foi inaugurado, observe a engenharia na foto abaixo. Antes do SkyGlide esse percurso era feito a pé.

Sobre o Elevador Skyglidge

Literalmente ‘’desliza no céu’’. SkyGlide é um tipo de cabine de transporte que pode mover-se para cima e para baixo de acordo com um certo nível de inclinação. No geral o design da cabine é como um elevador com o acabamento de painéis de vidro por todos os lados para permitir que os visitantes tenham uma visão clara do monte Machincang e seus arredores. O SkyGlide pode acomodar até 12 passageiros ou 1.050 kg de carga por viagem. Demora menos de 2 minutos o trajeto até a SkyBridge.
Para os mais aventureiros há a opção de fazer os 125 metros de percurso a pé, o que leva cerca de 10 -15 minutos, entretanto a subida ao longo da trilha da montanha íngreme oferece menos segurança para os aventureiros. A maioria prefere ir no ‘’desliza céu’’, apesar da caminhada ser curta e divertido não deixa de ser arriscada, especialmente para os idosos e as crianças

         

Caminhando através da curva, e analisando a paisagem, o visitante poderá ter vários pontos de vistas diferentes e enxergar com mais clareza detalhes da paisagem.
Para maximizar essa experiência, em alguns locais da ponte foi colocado pequenas janelas de vidro no chão da ponte. Através desse chão de vidro é possível enxergar através do chão da ponte a imensidão do vale logo abaixo.

 

         

 

Vídeo superinteressante para você curtir mais ainda essa obra de engenharia sensacional.

Ficha técnica

Nome: Langkawi Sky Bridge
Localidade: Langkawui – Malásia
Arquiteto: Peter Wyss
Projeto de Engenharia: CEPAS Plan Angkasa Jurutera Perunding
Início das obras: 2003
Fim das Obras: 2004
Inauguração: 2005
Orçamento: 1,2 Milhões de dólares
Material empregado: Aço e Vidro
Comprimento Total da ponte: 125 m
Área da ponte: 500 metros quadrados
Altura do pilar: 82 m
Fundação do pilar: 687 m acima do nível do mar
Capacidade Máxima da Ponte: 200 pessoas

Equipe Portal Metálica