Santiago Calatrava – Valencia, Espanha 

L’Umbracle, uma área composta por um jardim e um passeio – mirante, foi concebido como um “terraço para o futuro”e convida a contemplar desde um ponto de vista superior todo o espetacular conjunto arquitetônico construído sobre o antigo leito do rio Turia, que se encontra sete metros abaixo da trama urbana da cidade.

L’Umbracle é a porta de entrada para a Cidade das Artes e das Ciências,constituída por uma área verde de 7.000 m², com 320 m de comprimento e 60 m de largura. Formado por uma sucessão de 55 arcos fixos e 54 arcos flutuantes com 18 m de altura, que servirão de apoio às trepadeiras que proporcionarão sombra ao longo do passeio ajardinado, dando ao espaço uma aparência que atualizada do Winter Garden.

          
.

              

Construído em concreto branco, combinado com o forte componente de marquises e arcos metálicos, abriga inúmeras espécies tropicais, sendo o passeio recoberto por madeira Teka, que suporta sem desgastes a ação da intempérie.

Sob o passeio, se encontra o estacionamento para mais de 700 carros e 22 ônibus com acessos para a área ajardinada a través de escadas e rampas para pedestres.

         

Os dois grandes volumes cônicos de côr branca situados a ambos extremos da parte superior do passeio assinalam a existência de dois elevadores panorâmicos. O estacionamento dispõe de quatro elevadores extra em seu interior.

      

L´Umbracle alberga em seu interior o Passeio das Esculturas, uma galeria de arte ao ar livre com nove esculturas de autores contemporâneos; “Motoret”, de Miquel Navarro; “Sin Título”, de Manuel Valdés; “Cámara de vacío”, da série “Salto al vacío”, de Ángeles Marco; “Sin Título”, de Joan Cardells; “Alcantarilla”, de Carmen Calvo; “La huella”, de Eva Lootz; “El escalofrío retiniano”; “Paisatge”, de Francesc Abad; “Cristalización de la Sequía” de Nacho Criado; “Acceso”, de Ramón de Soto y “Ex it”, assinada por Yoko Ono e realizada por Vicente Ortí.