Métodos construtivos – Conhecendo o Wood Frame.

O método de construção de casas de madeira, mais rápido e incrível que existe hoje em dia, é conhecido como o Wood Frame. Casas quase 100% executadas em madeiras – apenas a fundação não é feita com o material, é utilizado um método convencional – onde a produtividade é bem maior. Nos acompanhe nessa leitura.

Sistema construtivo Wood Frame.

Os sistemas com madeiras renovável, de impacto ambiental menor do que as construções envolvendo estruturas e revestimentos, é conhecida por uma construção seca e leve, exigindo equipamentos de menor porte para transporte e armazenamento das peças.

Com sistemas de isolamento térmico e acústico adequados, confere desempenho muito satisfatório ao resultado da construção. Essas são algumas vantagens do sistema construtivo Wood frame.

Componentes e características do método construtivo Wood Frame.

Os componentes do sistema são baseados por pilares horizontais de madeira, com altura equivalente ao pé direito de um pavimento, que seria até a laje, as traves, as peças estruturais horizontais de madeira, oferecendo suporte às janelas e porta, que seriam as vergas e contra vergas no método convencional; as chapas de revestimento e vedação vertical.

As chapas de OSB, são utilizadas geralmente em 11,1 mm de barroteamento, que oferecem suporte ao pavimento acima do térreo. As chapas de barroteamento, que são os assoalhos, são chapas também de OSB com espessura superior a vedação, totalizando 18,3 mm. Essas chapas inclusive oferecem efeito positivo de contenção lateral nas travessas e barrotes, diminuindo os efeitos de torção.

As mãos francesas que fazem o contravento com os montantes de extremidade da edificação e a fita impermeável de borracha, que é utilizada como a interface entre a fundação e as peças de madeiras que entram em contato com a mesma.

O Wood Frame ele faz parte do sistema construtivo CES, que é regulamentado como uma forma construtiva energética sustentável, fazendo o uso de perfis que são leves e extremamente simples, permitindo qualquer tipo de acabamento interior e exterior.

A utilização do Wood Frame no Brasil.

O Wood Frame no Brasil ainda não é muito utilizado e existem alguns motivos que explicam esse fato; primeiramente aqui a madeira é considerada um material secundário na construção civil esse opta muito mais pelo uso da alvenaria comum; além disso muitas pessoas consideram o wood frame como uma configuração para o desmatamento das áreas nativas brasileiras, porém as madeiras utilizadas são diferentes.

Elas são produzidas a partir de madeira reflorestada, de rápido crescimento e são de espécies que comuns sendo uma das mais plantadas no país. Visto isso, essa técnica se sobressai como uma escolha de estrutura sustentável.

A falta de uma norma técnico, exclusiva para o wood frame no país, também é uma explicação para o pequeno uso desse sistema, limitando a criação de projetos, porém, mesmo com essa limitação, em algumas regiões do sul, a construção já é uma realidade.

Vantagens da aplicação do Wood Frame.

A principal vantagem, com toda certeza é a sustentabilidade.

  1. Diante desse contexto, a principal vantagem de uma obra em wood frame é a redução de resíduos gerados para o meio ambiente. A madeira também é o único material de construção civil, que é considerado como renovável.
  2. Prazo de entrega rápido: Assim como toda obra de construção, o prazo de entrega de uma casa em wood frame, é para ser bem rápido; por volta de 2 meses de acordo com o projeto. Essa é uma vantagem para empreendedores que precisam de obra pronta, seja para o comércio ou para outro tipo de negócio.
  3. Conforto térmico e acústico: Em regiões mais frias e mais quentes há uma sensação agradável para os moradores, já que a madeira absorve até 40 vezes menos luz solar do que o sistema convencional.

Com todas as suas características específicas e sua muitas vantagens, o sistema construtivo denominado Wood Frame, vem sendo a solução em diversos projetos onde a redução de custo e a sustentabilidade são os pilares da construção.