Muitas empresas armazenam seus produtos em pallets em armazéns. Há diversos métodos de armazenamento de pallets que permitem que os funcionários do armazém façam um estoque de forma eficiente. As principais maneiras de guardar pallets são bloco de empilhamento, empilhamento em frames (estruturas), cremalheira única, rack de fundo duplo, drive-in, rack de fluxo e push back.
Bloco de empilhamento refere-se a unidades de carga empilhadas em cima umas das outras e armazenadas nas pistas ou blocos no piso do armazém. As pallets são empilhadas em uma altura específica com base em um certo número de critérios, tais como a condição, peso da carga, a depuração da altura e da capacidade dos empilhadores.
Os pallets são recuperados a partir do bloco em “LIFO” (last in first out). Isso não permite a remoção com base em função da data ou FIFO (first in first out). A remoção do material pode causar falhas onde espaços vazios ocorrem, já que não podem ser preenchidos até a faixa total vazia. Este método é mais barato para implementar uma vez que não envolve inserção e pode ser operado em qualquer armazém com espaço de chão aberto.
Empilhamento em frames ou quadros de empilhamento de pallets são feitas de decks e os postos podem ser erguidos e mudados, se necessário. A armação de empilhamento permite várias unidades uma em cima da outra até o alto e são particularmente úteis quando elas não são empilháveis.
Muitas empresas utilizam quadros de empilhamento no armazém quando precisam de acúmulo temporário durante certos períodos.
Pallets de profundidade única fornecem acesso a cada palete armazenada no rack. Isso fica em torno das questões de faveolamento de empilhamento em quadros e em blocos. Quando uma palete é removida, o espaço está imediatamente disponível outra ser colocada no mesmo local. Este método pode ser configurado de várias maneiras com diversas alturas. A maioria dos armazéns de hoje tem este tipo de estante em uso. A principal desvantagem é que as cremalheiras de profundidade única exigem espaço significativo para corredores adequados.
O rack de palete de dupla profundidade é uma variante do rack de fundo único que incorpora dois suportes individuais que são colocados juntos. Isso reduz o número de corredores necessários, mas este tipo é suscetível a faveolamento, então pode não ser tão eficiente quanto um rack de fundo único. Além disso, uma empilhadeira de alcance duplo é necessária para colocar e remover paletes de estantes.
imagem site mecalux.com.br
Prateleiras drive-in fornecem entre cinco a dez espaços de pallets de carga semelhante à trasfega de duplo fundo. O drive-in fornece acesso à empilhadeira para colocar e remover estoque. No entanto, o empilhador tem um espaço limitado de manobrar e isto aumenta o tempo necessário para colocar e retirar as unidades. O drive-in é semelhante aos blocos, já que o princípio LIFO é utilizado para tirar as paletes.
Empilhamento de fluxo opera movendo a carga pela extremidade de um rack sobre um transportador que permite que as paletes sejam removida de uma maneira FIFO. Uma vez que uma palete é removida, a palete seguinte se move para a posição da que foi removida. Esta solução é adequada para inserção em armazéns que têm uma alta taxa de transferência, mas é uma opção cara.
O empilhamento push back é uma solução LIFO onde a carga é colocada em armazenamento utilizando um transportador ferroviário guiado. Quando uma carga é colocada em armazenagem, a carga empurra as outras cargas de volta para a área de armazenamento. Quando a carga é removida a próxima carga na pista movida para a posição onde a outra carga foi removida. Isto significa que cada faixa no estoque tem uma carga na posição ideal para a remoção. Este método de armazenamento pode não ser adequado para os produtos ou materiais que requerem FIFO.