Uma nova maneira estudar e ensinar o comportamento das estruturas

Mola Structural Model from Mola Structural Model

A ideia inicial do Mola surgiu durante o curso de pós-graduação em arquitetura, quando Marcio Sequeira de Oliveira, idealizador do projeto, percebeu o quanto era abstrata a abordagem das disciplinas de estrutura.

O desafio era criar algo que pudesse demonstrar, de forma tátil e visual, o comportamento das estruturas arquitetônicas – conhecimento absolutamente necessário para todo engenheiro e arquiteto, especialmente na fase de concepção de projeto.

O resultado é um modelo interativo que simula o comportamento de estruturas reais. Trata-se de uma maneira experimental de estudar e ensinar o comportamento das estruturas arquitetônicas. Com o Mola, pode-se montar, visualizar e sentir as estruturas com as próprias mãos.

Devido ao feedback positivo das pessoas que tiveram conhecimento do modelo, os idealizadores decidiram lançar o primeiro Kit Estrutural Mola.

A produção do modelo em escala comercial significaria um investimento alto, principalmente devido à ferramentas específicas envolvidas na fabricação das peças. A decisão de lançar essa campanha no Catarse surge, então, como resposta ao público interessado no modelo, e como alternativa de tornar esse projeto realidade.

Kit Estrutural Mola

O Kit Estrutural Mola é compacto, versátil e muito fácil de usar. Perfeito para estudantes, professores, engenheiros, arquitetos ou qualquer pessoa interessada no estudo das estruturas arquitetônicas.

O Kit é composto por:

•    Livro com exemplos de estruturas montadas com o modelo (versão Português/Inglês).
•    Base metálica para a montagem das estruturas.
•    Kit de peças para montar e testar as estruturas apresentadas no livro e outras à sua escolha.

Com esse kit é possível montar mais de 100 configurações estruturais diferentes e visualizar uma série de situações associadas a conceitos estruturais.

No vídeo aqui disponível você pode ter uma ideia das possibilidades do modelo. Perceba a variedade de conceitos visualizados em um simples pórtico plano:

Sobre o modelo

Mola é composto por um conjunto de peças moduladas que se conectam por imãs, permitindo inúmeras combinações.

Através da montagem de diversos modelos estruturais, Mola possibilita a análise e compreensão de diferentes conceitos estruturais, associados à:

•    Estabilidade estrutural;
•    Deslocamentos e deformações;
•    Comportamento de acordo com tipos de carregamentos;
•    Comportamento de acordo com diferentes condições de contorno;
•    Influência da forma;
•    Processo de montagem.

Além disso, o modelo é portátil, fácil de usar e todo o processo de interação é feito manualmente, desde a montagem até a aplicação do carregamento. Trata-se de uma atividade lúdica, na qual se aprende a refletir e solucionar problemas estruturais através da interação com o modelo.

Para saber como ajudar a financiar o desenvolvimento dos kits estruturais, acesse a campanha no Catarse do Mola Structural Kit

FONTES:

CATARSE – http://www.catarse.me/en/mola
ARCH DAILY BRASIL – www.archdaily.com.br

IMAGENS: divulgação do Catarse

Veja também