Moradias pré-fabricadas: A casa que já vem pronta.

Casas pré-moldadas, ou pré-fabricadas, são moradias que possuem seus componentes produzidos industrialmente, antes das obras começarem. As peças são transportadas até o canteiro de obras, que com o uso de mão de obra especializada, são montadas de acordo com o projeto e elas podem ser feitas com diversos materiais, como madeira, aço, concreto e até mesmo contêineres.

O que são as construções pré-moldadas?

As construções pré-moldadas, que são aquelas que você encontra em catálogos de arquitetura e engenharia, todas prontinhas, já feitas em série, são distintas em processos daquelas casas feitas com peças pré-moldadas.

Vale a pena lembrar também, que aprovação ou licença para obra esse tipo de construção, é igual de uma casa convencional, sendo que em alguns casos, essas casas pré-moldadas podem ter aprovação da prefeitura um pouco mais rápido, por serem feitas já prontas, mas pode ser que alguns desses modelos têm que ser adaptados, por isso é importante realizar a consulta com o arquiteto e/ou engenheiro.

Quais as principais vantagens e desvantagens desse processo?

Algumas vantagens e desvantagens com a utilização desse processo. Veja:

  1. Economia: Apesar de isso ser um pouco discutível, já que em alguns casos, o processo construtivo de uma casa pré-fabricada pode sim ficar mais barata se for construída em série, como uma linha de montagem de carro, mas se forem feitas peças muito específicas, muito personalizadas, o custo médio de uma casa pré-fabricada, comparada a construção de uma casa convencional, sai quase o mesmo. O que de fato, as pré-fabricadas permite, é ter um controle do custo da obra com muito mais precisão, já que se sabe corretamente a quantidade e tamanho das peças que serão utilizadas. O que pode variar muito é a parte do acabamento, que é uma das partes mais caras de uma obra.
  2. Agilidade: A vantagem que é mais expressiva, para esse tipo de construção, é a rapidez na construção, uma vez que as peças já são construídas com antecedência e depende apenas de chegar na obra e fazer a montagem delas, mas é sempre importante dizer que existem itens que não estão dentro desses processos, como por exemplo abastecimento de água e saneamento, energia elétrica, urbanização, paisagismo e outros.
  3. Sustentabilidade: O uso de pré-moldados diminui a geração de entulho, já que as peças são feitas sob medida e são utilizadas integralmente na construção. Também tem a redução do uso de água na construção, visto que muitos insumos são dispensados com o uso dessas peças.
  4. Variedade de material: Outra vantagem é a variedade de materiais utilizados para fazer essas casas, já que elas podem ser construídas com aço, concreto e madeira. Dependendo da facilidade região da obra para obter alguns desses materiais, pode ser que algumas dessas opções saem mais baratas para construção; então é interessante consultar um arquiteto, ou engenheiro, para entender a realidade regional desse local e verificar o melhor material.

As desvantagens?

  1. Economia: Apesar dessas construções poderem ser mais baratas, o que garante essa economia é a realização em produção em série, porém com uma construção muito personalizada, não há garantias de que o processo seja mais barato no final.
  2. Transporte: O transporte dessas peças, dependendo da distância entre a fábrica e o terreno, pode sair um pouco mais caro do que o imaginado, então sempre é bom verificar as opções de entrega dos fabricantes, se já está incluído no preço ou ver a viabilidade da entrega na região que está sendo construído.
  3. Limitações: Por fim, a desvantagem que mais incomoda, nesse sistema, é limitação a adaptações. Por mais que exista um grande catálogo do modelos já prontos, essas casas pré-moldadas devem ser adaptadas da melhor maneira possível no seu terreno, mas nem sempre isso é satisfatório. É mais complicado do que parece, conseguir deixar exatamente do jeito que se deseja, adaptando corretas posições de insolação do seu terreno.

Sabendo de todas essas características, facilidades, vantagens e desvantagens, o sistema construtivo com peças pré-moldadas pode ser sim vantajoso em diversos aspectos. Lembrando que é sempre bom contar com bons profissionais atuantes na área.