Projeto assinado pela BACCO Arquitetos amplia capacidade de atendimento de 3,3 milhões para 8,4 milhões de passageiros/ano
O projeto do Novo Aeroporto de Vitória – o Aeroporto Eurico de Aguiar Salles – com projeto assinado pelo Bacco Arquitetos, está pronto. Formado por quatro edificações, Terminal de Passageiros (TPS), Edifício do Corpo de Bombeiros (ECB), Torre de Controle (TWR) e Central de Utilidades (CUT), além de estacionamentos, portarias e o sistema viário de acesso, o partido do projeto se estruturou em um eixo central longitudinal em concreto que funciona como “coluna vertebral” do edifício concentrando áreas técnicas e circulações verticais.
Nesse bloco central se ancora a estrutura metálica das duas grandes coberturas. A estrutura mista proposta procura o contraste entre as técnicas: a leveza do aço e a maleabilidade do concreto. Além de promover grande flexibilidade na organização do programa, permitindo ajustes, mesmo que a longo prazo, sem interferência no conceito inicial do edifício.
O esquema de distribuição das funções – Check-in e Desembarque no térreo, Embarque, atividades comerciais e administrativas no superior – permitiu resolver de modo eficiente os fluxos do terminal criando espaços fluidos e com grande transparência. Os vazios centrais, o grande pé-direito e a simplicidade formal do prédio colaboram para uma fácil percepção do espaço, facilitando a orientação do usuário do TPS.
A forma vagonar do edifício e sua orientação Sul-Norte (eixo de expansão futura) possibilitou a criação de “pólos de atração”, como o terraço da praça de alimentação com vista para o mar e para o eixo de aproximação dos aviões.
A cobertura do TPS foi concebida em telhas metálicas, de forma curva de modo a evitar reflexos pontuais nas aeronaves, em cores fortes constituindo os desenhos da quinta fachada, fundamental para aeroportos.
As pistas de pouso e decolagem foram ampliadas, com a extensão passando de 1.750 m para 2.058 m, visando atender voos internacionais. O projeto ainda prevê um pátio para trânsito e estacionamento de aeronaves com 45,3 mil m² e dez novas pistas de taxiamento. O objetivo do projeto é ampliar a capacidade do terminal capixaba de 3,3 milhões para 8,4 milhões de passageiros por ano.
A Bacco também assinou o projeto do Novo Terminal do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG), citado como um dos melhores do mundo pelo Airports Council International, sendo o único aeroporto brasileiro da lista, na relação de aeroportos que recebem entre 5 e 15 milhões de passageiros por ano.
FICHA TÉCNICA
AEROPORTO INTERNACIONAL DE VITÓRIA
LOCAL – Vitória (ES)
INÍCIO DO PROJETO – 2002
CONCLUSÃO DA OBRA – 2018
ÁREA DO TERRENO – 563 ha
ÁREA CONSTRUÍDA – 28.039 m2
ARQUITETURA – Bacco Arquitetos Associados – Marcelo Barbosa, Jupira Corbucci (autores); Aline Chiaverini D’Avola, Ana Cecília Parente de Mello, Antônio Carlos Rossi Júnior, Carlos Arellano Rivera, Fábio Mosaner, Gabriela Antunes, Guilherme Ortenblad, Heralcir Césari Valente da Silva, aura Elisa Poggio, Luis Fernando Farkas Crepaldi, Ludmila Cavalli (colaboradores); Fernanda Critelli, Miguel Rocha, Renato Barletta, Vanessa Cicarelli (estagiários); Alexandre Kishimoto (informática); Debora_Ribeiro da Silva (secretária)
CONSTRUÇÃO – Consórcio Camargo Corrêa, Mendes Junior, Estacon (primeira fase); Construtora JL (fase inicial da obra)
FOTOS – Ana Mello
FORNECEDORES :
Bemo do Brasil – cobertura;
Cassol – estrutura pré-fabricada;
Docol – metais sanitários;
Duratex – louças;
Biancogres – piso;
Viminas Vidros Especiais – vidros;
Atlas Schindler – elevadores e escadas rolantes;
Projeto Alumínio – alumínio composto da fachada;
Cerâmica Atlas – pastilhas da fachada
Bacco Arquitetos
O Bacco Arquitetos é uma empresa pluridisciplinar que atua há 25 anos, aliando a vertente empresarial àquela do atelier de arquitetura e urbanismo, em que as discussões e a refl exão norteiam a concepção do espaço. A_equipe Bacco atua, portanto, como um núcleo de desenvolvimento, coordenação e controle de qualidade de projetos, além de efetivar parcerias com equipes qualifi cadas para a prestação de serviços. Marcelo Barbosa (Universidade Presbiteriana Mackenzie, 1984) e Jupira Corbucci (Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 1984) são seus sócios fundadores.