O que é o telhado ecológico?

Apesar de ser um assunto que está em alta, o telhado ecológico é bem antigo. pois desde os jardins suspensos da Babilônia, eles já faziam parte da arquitetura, porém mais recentemente tem sido muito utilizado na Europa, desde a década de 60, e vem ganhando espaço e atualmente é uma tendência internacional, já que ele une a valorização estética e sustentabilidade.

Já que muitas pessoas têm procurado saber mais aí a respeito desse tipo de cobertura, vamos esclarecer aqui as principais dúvidas sobre ele, o que é, se é possível sua construção em qualquer imóvel e de que maneira é feito, bem como funciona os seus benefícios.

Qual a definição de telhado ecológico?

O telhado ecológico, conhecido também como telhado verde, ou eco telhado e até mesmo por cobertura vegetal, trata-se de uma camada vegetal sobre uma estrutura preparada adequadamente para receber esse material. Então, tanto telhados convencionais, quanto em laje – que é bem mais comum hoje em dia – essa alternativa paisagística e de sustentabilidade, ganha adeptos tanto das áreas de engenharia como a de arquitetura, já que a característica influencia no visual, no design e sua utilidade atrelada, garante a construção uma maior valorização do imóvel.

…e todo imóvel está apto a receber o telhado verde?

Qualquer imóvel pode ter um telhado ecológico a princípio, ou seja, qualquer construção pode receber um telhado verde, já que a camada vegetal pode ser implementada em qualquer tipo de construção, metal, concreto, madeira e sua montagem dependerá do tipo dessa estrutura.

No entanto é imprescindível que bons profissionais de engenharia civil sejam contratados para avaliar essa estrutura da obra para verificar se a edificação comportará o peso extra. É possível ainda adaptar a construção já existente, para receber o eco telhado; visto que com uma reforma pode-se contar com um telhado verde bastando apenas a retirada das telhas de cerâmica e colocando placas feitas de madeira compensada no local, fazendo assim uma estrutura simples para receber o material.

Composição do telhado ecológico

Ele é feito da seguinte maneira:

  • Camadas formando um sistema sustentável perfeito para a conservação das plantas e proteção da estrutura.
  • Impermeabilização da estrutura por meio de uma membrana a prova de água.
  • Barreira contra as raízes de vegetação, para que elas não prejudiquem a base.
  • Camada de drenagem da água. Nessa sequência normalmente se utiliza argila expandida para facilitar o escoamento da água mantendo o solo arejado.
  • Manta geotêxtil, sendo que essa é permeável para impedir que a terra e argila se misture.
  • Camada de terra adubada que seja de no mínimo 10 cm e dependendo do índice de é pluviométrico da região, é necessário instalar um sistema auxiliar de coleta de água.

Quais são os benefícios desse sistema?

Os benefícios desse sistema vão desde a água retida das chuvas que servem para regar as plantas, passando por diminuir as temperaturas internas e externas da construção, umas vez que lajes e telhas propagam altas temperaturas e o telhado verde por sua vez absorve cerca de 90% mais calor que as construções tradicionais, dessa forma evitando a formação de ilhas de calor até a diminuição no consumo de energia, pois não há necessidade do uso de ar-condicionado ou aquecedores em períodos específicos do ano.

Agora que quebramos um pouco os tabus e os preconceitos que as pessoas têm às vezes, em relação ao telhado verde, como medo de infiltração, medo de ter problema com isso no futuro, medo da montagem e de todo o processo ser uma coisa muito complexa, ou que é difícil fazer, demos informações para vocês de que não. Ao contrário, que é muito simples é fácil e se bem executado, pode ter um resultado incrível e não ter problemas de nenhum tipo, gerando conforto, economia e um ambiente sustentável.