Vem de uma cultura milenar de armazenar a água da chuva ou água de poço em uma caixa d`água que recebe o nome de cisterna.
Cisterna Vertical Modular 1000L Tecnotri, com Filtro Cisterna de concreto
A água da chuva é captada por calhas e dutos do telhado e/ou pisos enchendo a cisterna. Essa pode ser usada para irrigar e lavar, recomenda-se fazer um tratamento para poder ingerir a água da chuva devido ha alguns poluentes que ela tem contato na atmosfera. O início da chuva carrega a maioria dos poluentes, deve-se criar um sistema que descarte as primeiras dezenas de litros ( depende da área de captação e da poluição do ar local). Deve ser instalado um filtro de folhas, pouco antes da entrada da cisterna, para não entupir o sistema.
As cisternas podem ser de alvenaria ou com material plástico modular.
Para o bom funcionamento da cisterna recomenda-se que ela fique enterrada, para controlar a variação de temperatura em seu interior e manter a qualidade da água e dos materiais que a cisterna foi produzida. Deve-se manter-la sempre tapada, para que a luz do Sol não penetre possibilitando a existência de algas.
Deve ter estrutura resistente e impermeável, dutos de entrada de água em cima e saída de água embaixo. Em cima também deve-se instalar um bem dimensionado ladrão direcionando a água para o sistema de infiltração no solo
VEJA AQUI UMA CASA SUSTENTÁVEL: http://www.ecoeficientes.com.br/arquitetura-sustentavel-residencia-casa/
Autor: Arq. Rafael Loschiavo
Fonte: Redação Ecoeficientes