Os vidros de baixa emissividade controlam a temperatura sem impedir a passagem de luz, sendo ideais para fachadas.
Os vidros low-e ou de baixa emissividade possuem, em uma de suas faces, um revestimento que absorve raios infravermelhos. Assim, controlam a transferência de temperatura de um ambiente para outro e aumenta o isolamento térmico sem impedir a passagem de luz.
Clima frio ou quente
Inicialmente, o vidro low-e foi desenvolvido para países de clima frio, que precisam manter o interior dos edifícios aquecidos. Apesar de nascer para suportar o frio, esse tipo de vidro é ideal em um país com regiões tão quentes quanto o Brasil, já que regula a temperatura. Eles trazem ao mercado brasileiro uma construção com mais conforto sem perder a estética e ,asseguram, ao mesmo tempo, climatização e iluminação.
Processo de fabricação do vidro low-e
Em seu processo de fabricação diferente, o vidro recebe uma camada extrafina de metal de baixa emissividade, o óxido de prata, em um de seus lados. Esse material é responsável por filtrar os raios solares, o que impede a troca de calor entre dois ambientes.
Revestimentos de controle solar de baixa emissividade minimizam a quantidade de luz ultravioleta e infravermelha capaz de passar através do vidro. Tudo isso sem afetar negativamente a quantidade de luz visível transmitida, a cor e visibilidade, pois sua espessura é microscopicamente fina – 500 vezes mais que um cabelo humano.
Maior isolamento térmico
O vidro low-e possui uma aparência semelhante à de um vidro comum. Quando utilizados como vidros duplos isolam termicamente até cinco vezes mais do que um vidro transparente monolítico.
Aliado da sustentabilidade
O vidro low-e pode tornar as casas e os edifícios mais confortáveis e eficientes em termos energéticos. Eles são ideais para obtenção de certificações como Leed e Aqua.
Aproveitamento da luz natural
Os vidros low-e também apresentam alto nível de transparência e baixa reflexão, o que permite melhor aproveitamento da luz natural e reduz o efeito de espelhamento comum em outros tipos de fachada envidraçada.
Onde aplicá-lo?
A solução pode ser utilizada em fachadas de edifícios para melhorar o conforto ambiental e a eficiência energética do projeto. Também é indicado para coberturas, portas de vidro, janelas, sacadas e fechamentos.
Onde encontrar vidro low-e?
Agora que você já sabe o que é vidro low-e e onde aplicá-lo terá mais opções de produtos para sugerir aos clientes, agregando valor às suas obras. O vidro low-e pode ser encontrado na PKO do Brasil, na Divinal Vidros e na Glassec Viracon. Guardian, Schott, Cebrace e a AGC são alguns dos fabricantes mundiais deste tipo de vidro.
Fonte: